O impacto da luz e da cor no Shopper
A maioria de nós não pensamos muito em como a luz pode afetar o nosso humor. Não é segredo que a iluminação, natural ou artificial, afeta o nosso estado mental. Todos nós já ouvimos falar da "iluminação ambiente": jantares à luz de velas, caminhadas ao luar, nascer e pôr do sol.
Agora, a intensidade da iluminação e da cor estão sendo exploradas em relação à intensidade das nossas emoções e seu impacto nas decisões de compra.
Novas pesquisas publicadas no Journal of Consumer Psychology indicam que a intensidade de uma determinada fonte de luz e cor pode realmente aumentar as associações positivas e negativas que fazemos com relação a uma loja ou produto específico.
A temperatura da cor é uma característica da luz visível (a parte do espectro eletromagnético visível ao olho humano), medida em Kelvin (K). Cada faixa de grau fará com que uma loja se sinta de uma maneira particular e, por sua vez, fará com que seu cliente perceba as coisas de maneira diferente, afetando as suas decisões de compra. Altos níveis Kelvin (K) transformam o ambiente em mais azul e frio e pelo contrário, quanto mais baixo o nível Kelvin, a temperatura da cor aumenta.
Agora bem, como usar a luz e cor para atingir os objetivos comerciais da loja?
LUZ BRILHANTE REDUZ O TEMPO DE PERMANÊNCIA NA LOJA.
A maneira como você ilumina sua loja pode ajudar a determinar o tempo médio que você deseja que o Shopper demore na sua loja. A intensidade da luz pode acelerar o reduzir o processo de compra e consumo dentro da loja.
Uma luz brilhante com altos níveis Kelvin produz uma luz azul que aumentam os níveis de alerta e uma sensação de ambiente mais “frio”, enquanto uma luz mais baixa e mais vermelha tem um efeito “calmante”. A luz mais azulada, está mais próxima da luz solar do meio-dia e tem uma propriedade de alerta. A exposição à luz azul pode nos dar uma energia extra, devido a que ativa um fotopigmento chamado melanopsina que sinaliza para o nosso cérebro para estar vigilante.
O artigo publicado no Journal of Consumer Psychology descreve como os participantes desta pesquisa foram expostos a diferentes comprimentos de onda de luz durante sessões específicas de trabalho. Aqueles que foram expostos à luz azul brilhante, foram mais produtivos, sendo capazes de concluir tarefas cognitivas mais rapidamente e com mais precisão do que um grupo de controle. A maior intensidade da luz aumentou seu estado de alerta não apenas durante a exposição, mas por meia hora após o término do experimento.
Animados pelos resultados, os pesquisadores posteriormente criaram uma variedade de cenários variando a intensidade da iluminação. Os participantes foram expostos aos distintos cenários, tendo que responder sobre seus sentimentos em relação a expressões faciais positivas e negativas, palavras, imagens de pessoas, lugares e produtos. Os resultados mostraram que o nível de intensidade da luz afetava a avaliação dos participantes em todos os quesitos. A maior intensidade de luz, os resultados eram sempre maiores, seja no sentido positivo quanto no negativo.
Isto parece lógico, lembrando do velho ditado "À noite todos os gatos são pardos" pois com boa luz podemos captar uma maior quantidade de detalhes de pessoas e coisas, mas o interessante é que a intensidade da luz afetava também o nível de aceitação a palavras positivas e negativas.
Outro aspecto interessante dos resultados é o fato dos participantes indicar que sentiam que a temperatura da sala aumentava na medida que aumentava também a intensidade da luz, quando na verdade a temperatura continuava estável.
Com base nestes resultados podemos entender o porquê Supermercados, Minimercados, Lojas de Conveniência, Material de Construção e Comida Rápida costumam utilizar iluminação brilhante e com altos níveis Kelvin para transmitir segurança, limpeza, amplitude de espaço e assim garantir que o processo de compra e consumo seja simples e rápido.
Entretanto, lojas do canal On premise tais como hotéis, cafés, restaurantes, boates e discos utilizam luzes mais quentes para criar ambientes mais aconchegantes que fazem com que o cliente perca a noção do tempo e aumente seu consumo.
A LUZ NATURAL TRANSMITE FELICIDADE
Capturar a luz solar natural pode fazer um mundo de diferença. Um estudo recente descobriu que Shoppers que fazem compras em lojas que aproveitam a luz natural declaram uma sensação de bem-estar geral muito maior do que aqueles clientes cujas compras foram feitas em lojas com luz artificial e sem janelas. A luz natural pode até ajudar a reduzir os sintomas da depressão.
A LUZ BRILHANTE AUMENTA TAMBÉM O APETITE.
Os cientistas descobriram que a luz afeta o quanto comemos, a rapidez com que comemos, o tipo de comida que escolhemos e até nossa percepção dos sabores.
Num sentido geral, comemos mais devagar e menos comida em restaurantes com iluminação mais suave e mais fraca. No entanto, também é mais provável a seleção de alimentos menos saudáveis em restaurantes mais escuros. Os pesquisadores acreditam que isso ocorre porque uma iluminação mais suave pode nos deixar menos alertas e relaxados, o que significa que temos menos chances de pensar em nossas seleções de alimentos (e avaliar o quanto elas são calóricas), mas mais propensos a comer em um ritmo descontraído, em vez de consumir rapidamente o que temos no prato.
Mas a luz não afeta apenas o que comemos - pode até ter um impacto sobre a percepção de gosto das coisas. Um estudo de 2009, por exemplo, descobriu que a iluminação de fundo afetava a avaliação final de uma marca de vinho avaliado pelo mesmo grupo de participantes. A conclusão é que a luz brilhante é recomendada para degustação de vinhos e comida, onde o foco da experiência é o produto e o impacto visual é crítico para avaliação final do mesmo.
LUZ E COR
A luz também determina como vemos a cor. A cor é uma poderosa ferramenta de comunicação e pode ser usada para sinalizar ações, influenciar o humor e até influenciar reações fisiológicas. Certas cores foram associadas ao aumento da pressão arterial, aumento do metabolismo e fadiga ocular.
Apesar da falta geral de pesquisa formal nessa área, o conceito de Psicologia das Cores se tornou um tópico importante no setor varejista. Muitas das evidências nesta área emergente são anedóticas, na melhor das hipóteses, mas na TMC temos dedicado muito tempo e esforço coletando observações importantes sobre o efeito da cor no comportamento de compra.
Se bem os sentimentos sobre a cor geralmente são profundamente pessoais e estão enraizados em sua própria experiência ou cultura, podemos concluir que as reações são bastante similares ao longo da América Latina.
As cores na área vermelha do espectro de cores são conhecidas como cores quentes e incluem vermelho, laranja e amarelo. Essas cores quentes evocam emoções que variam de sentimentos de calor, estimulação, felicidade, otimismo, proximidade e conforto a sentimentos de raiva, medo, frivolidade e hostilidade.
As cores no lado azul do espectro são conhecidas como cores frias e incluem azul, roxo e verde. Essas cores são frequentemente descritas como calmas, confiáveis, autênticas, refrescantes, mas também podem lembrar sentimentos de frieza, tédio, tristeza, inferioridade ou indiferença.
O preto pode ser associado à modernidade, sensualidade, elegância, segurança e proteção emocional, mas também pode sugerir ameaça, tristeza e frieza emocional. O branco é claro e puro, limpo, jovem, também é moderno, mas pode também transmitir vazio, ser hostil, inexpresivo, estéril.
ILUMINAÇÃO INTELIGENTE AUMENTA FACTURAÇÃO E LUCRO
Quando os dispositivos de iluminação estão equipados com sistemas de controle online, permitem o controle remoto de qualquer lâmpada no exterior ou interior da loja e até as lâmpadas internas dos equipamentos de refrigeração. Todos os dispositivos de iluminação agora formam uma única rede que é controlada em tempo real. Por exemplo, com este sistema, pode-se verificar a capacidade operacional de qualquer lâmpada. Ou, se uma lâmpada se apaga, o sistema envia uma notificação ao responsável, para que possa resolver o problema o mais rápido possível. Assim, os funcionários não precisam mais verificar todas as lâmpadas da loja, o que economiza tempo e dinheiro e podemos garantir que a experiência do Shopper seja exatamente como planejada de forma estável ao longo do tempo.
Bom, é tudo por hoje. Tomara que seja de utilidade.
Se precisar, fico a disposição para discutir as suas ideias através do contato@tmcconsultores.com e assim poder ajudá-lo a construir uma experiência de compra memorável para seu negócio.
Stratégie de marque - Bleuh.co Direction opérationnelle - Soccer/Football/Futebol
5 aAdd olfactive and sounds... truly a neuroscience experience
Top Voice em casa | Conselheiro e Influencer dos meus filhos | MBA | Triatleta | Pai de 2 | Avô de 1
5 aLucca Magri Bellucco
Diretor Executivo, CEO, Conselheiro
5 aRafaela Barros