O impacto das nossas ATITUDES diante da pandemia do COVID-19
Canva - Juliana Soares

O impacto das nossas ATITUDES diante da pandemia do COVID-19

É impossível seguirmos nossa rotina sem falar do COVID-19 e de todos os impactos que esta pandemia está gerando em nossa sociedade.

Comecei a semana lendo as reflexões do querido escritor André Carvalhal sobre este momento delicado que estamos vivendo :

“(...)Mudanças sociais, na conduta, nas relações, nos levando a (despertar) buscar novas formas de trabalhar, educar nossos filhos, lidar com nossas famílias, com nossos desejos e aquilo que víamos até hoje como necessidades.”

De fato, nesses meus quase 33 anos de vida, nunca vivi nada similar a este momento. Informações em massa em todos os meios de comunicação e o esforço das autoridades responsáveis em conscientizar a população para a adesão de novos hábitos e comportamentos são, realmente, sinais de que estamos lidando com algo muito sério e que requer um novo posicionamento de toda a sociedade. Neste momento, entram em cena nossas atitudes e o impacto delas na sociedade como um todo. O isolamento como medida preventiva precisa ser levado a sério.

Nunca foi tão educado e elegante negar convites à eventos, festas e jantares. O ensino à distância e o trabalho remoto (ou no formato home office) nunca foram tão eficazes. Se expor em público sem reais necessidades nunca foi tão antiético. Cumprimentar apenas com um aceno de mão ou curvando levemente o tronco nunca foi tão respeitoso e, talvez agora, muitos de nós dêem mais valor aos abraços e beijos negados anteriormente...

O tempo em excesso fora de casa agora trocou de lugar: reinvente-se dentro do seu lar, ressignifique esse momento de tensão para que ele possa ser o mais leve possível para você e para os seus. Cultive o espírito de solidariedade, protegendo-se; aliás, proteger-se soa como uma atitude individualista, porém nunca foi tão solidário como agora.

Aproveite o momento de isolamento e redescubra-se. É hora de serenar e observar o que o mundo e a natureza pretendem nos ensinar com esta pandemia – de todo “caos” é possível extrair bons ensinamentos e o otimismo precisa estar sempre presente entre todos nós.

Somente nossas atitudes preventivas e assertivas poderão conter o COVID-19. Por isso, reconsidere a oportunidade de não sair de casa e faça do seu lar o seu “templo”, no qual você está reaprendendo sobre a importância de suas atitudes e o impacto delas em todo o planeta.

Boa semana!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Juliana Soares

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos