O incontornável mundo dos videojogos e a For The Win Esports Club

O incontornável mundo dos videojogos e a For The Win Esports Club


teJá lá vão os tempos em que escrevia artigos de opinião para a RTP Arena, entre outros afazeres, mas nada como criar um artigo na minha própria página.

Ora encontra-mo-nos no ano de 2019 e parece que o "boom" dos Esports que já se deu na generalidade dos países desenvolvidos nos últimos 5 anos, em Portugal, tarda a surgir. Somos conhecidos como o país de estudos de marketing e afins, de tão sui generis que somos, porém, no campo dos videojogos e dos desportos electrónicos, já nem isso nos podemos chamar a nós mesmos, mas sim... atrasados em relação a todos, não obstante neste percurso foram criados diversos "cases" interessantes que acabaram por ter repercussão internacional.

Não focando nem em "developers", nem em "influenciadores", nem em "youtubers", mas mesmo em "hardcore gaming", cada vez temos mais e ao mesmo tempo menos. Temos cada vez mais eventos, mais "marcas" a entrar no mercado, com "baby steps", como gostam tanto de utilizar este termo, mas o problema está numa das "bases" que é o pensamento: "os videojogos ou isso dos esports é para os miúdos"... Contrariamente vemos marcas a apostar neste segmento e a atingirem resultados. No nosso caso (FTW) diversos são os exemplos, seja um dos nossos sponsors Omen by HP, entre outros como activações com cinemas NOS em que consistia na promoção do filme HellBoy tendo sido alcançado apenas com um dos nossos influenciadores de Tier 1, e as nossas redes, mais de 670.000 impressões e mais de 250.000 de alcance em apenas 5 dias, com uma expressão de aproximadamente 47 % dos 16 aos 25 ou conhecidos inalcançáveis.

Podia ser mais brando, mas penso que em 2019 já não o podemos ser. As agências, os marketeers, os gestores de marca, e etc. têm também eles uma responsabilidade social, e além disso, também devem ser dotados de capacidade na visão transversal do desenvolvimento da tecnologia de deste "nicho", que de "nicho" tem pouco.

Diariamente as "marcas" confrontam-se com a dificuldade de chegar ao seu público, ou fazem mega campanhas com ads e promoções de 30% ou mais para chamar a atenção, ou então não atingem os seus resultados a nível de comunicação e negócio. Mesmo criando essas acções falta criarem a "ligação" entre o consumidor e a marca, deixa de ser a referência, passando a ser apenas mais "uma" a ser usada pelo consumismo na ânsia do valor mais baixo. Isto não cria hábitos de consumo, isto não cria ligação à marca, isto não cria fidelidade, isto não cria fãs, isto não cria sequer uma "story line", qualquer dia dizemos "voltem cromos da Panini mas em formato digital". No mercado do gaming, atendendo à parca população de marcas ainda presentes, há uma maior facilidade de penetração e grandes oportunidades para os pioneiros que decidirem investir de forma concertada e construir em conjunto com os players existentes (gaming houses, clubes, etc.) o desenvolvimento do mercado, além de que, o público que vive o gaming de forma séria não se importa de investir pelas melhores experiências e equipamentos, bem como, para apoiar os heróis das suas comunidades, exemplo disso são os nossos streamers, como por exemplo o Zorlak.

O clube For The Win Esports tem-se vindo a destacar em várias áreas, sendo o único clube que nos últimos 7 anos mantém as áreas de formação e desenvolvimento de atletas, a aposta nos meios digitais como Twitch, a criação de uma marca forte e fidedigna no mercado, a consistência na presença e execução de planos e percurso, a presença em eventos, a presença em grandes competições a nível nacional e internacional, a integração, a responsabilização e demais acções sociais que executamos. As marcas que se encontram connosco estão sempre representadas em todos os momentos, seja online, seja offline. Nos meses de Maio e Junho de 2019, a FTW esteve presente em:

  • Las Vegas: presença de atleta em competição mundial de Hearthstone
  • Atenas: presença de atleta em competição mundial de Hearthstone

e em território nacional, nos eventos:

  • Iberanime: presença do clube com stand de 54 m2, com áreas de ativação para os nossos patrocinadores, sessões de photoshoot, dinâmicas e desafios para o público visitante;
  • Etech 2019: presença do clube com stand de 27 m2, com representação institucional, acompanhamento, formação e organização do torneio de CS:GO em conjunto com os alunos da Esc. Sec. D. Manuel Martins.
  • Worten Game City: presença do clube com stand de 18 m2, com representação institucional, equipas e atletas a participarem nas principais competições e ativações com streamers Tier 1 e 2 em integração de ativações de marca durante o evento.
  • Moche XL Esports: presença do clube com stand de 27 m2, com representação institucional, áreas de ativação para os nossos patrocinadores, ativação no stand Omen by HP e ativações com streamers Tier 1 e 2 em integração de ativações de marca durante o evento.
Últimos dias de preparação na Esc. Sec. D. Manuel Martins

Este ano junto com a ETech e a Esc. Sec. Dom Manuel Martins, a FTW auxiliou na integração da realização de um evento e torneio de CS:GO. Partilhamos conhecimentos técnicos e muito específicos indo até às áreas da produção digital e transmissão na Twitch. O valor acrescentado do trabalho de equipa, formação de jovens, criação de hábitos de trabalho, delegação de tarefas e responsabilização foram alguns dos pontos em que esta acção, que teve a preparação de 3 semanas e execução de 3 dias, se focou. O resultado felizmente foi positivo, tendo sido no entender dos docentes e dos dirigentes da ETech como algo positivo e que nunca tinham visto os seus alunos tão motivados e coordenados.

Foto final de evento

Cumprimos nesta e noutras iniciativas a nossa responsabilidade social.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Além destes marcos temos ainda o nosso vasto palmares que ultrapassa os 1000 awards, e já em 2019 campeões do 1º Split da LPLOL estando no cliente para mais de 200.000 visitantes únicos diários.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

E nada como receber a Taça de Portugal em Pleno Jamor.

Mantemos ainda a presença constante em eventos, somando mais de 300.000 visitantes únicos em todos os eventos que estivemos presentes este ano, desde a Worten Game City, ETech 2019, Iberanime, Olisipiadas, Worten Game City, Moche XL Esports, entre outros.

FTW na Olisipiadas 2019
FTW no Iberanime 2019

Além da presença a nível nacional, temos dois jogadores no Mundial de Pokemon, e nestes dias Pbarbosa vai disputar a WCG a Atenas e DrBoom a caminho de Las Vegas para as finais do torneio de Hearhstone.

O caminho e percurso nos desportos electrónicos em Portugal tem sido sempre com muito esforço e dedicação, seja dos atletas e suas famílias, clubes, aos organizadores de eventos que têm de enfrentar um mercado que ainda desconhece o potencial desta área, que não compreende que destes eventos e acções temos um público dos 16 aos 55, e que a sua grande maioria, mais de 83% se concentra entre os 18 e os 35 anos de idade.

Numa breve pesquisa no socialert podemos verificar "algum" do valor do clube For The Win Esports Club, sendo estes dados referentes a apenas 7 dias e públicos, no decorrer do evento Worten Game City.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Não obstante desconhecer se as marcas infra tinham algo a acontecer, a força do nosso clube deixa bem clara a nossa pegada.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Temos o caso da Samsung Portugal com quem já trabalhamos em algumas ativações, em que duas das Top Key Words que levaram à menção de Samsung Portugal foram dois dos nossos influenciadores, o MoraisHD (MoraisGaming) e o TugaTV (FTW TugaTV), que demonstram que quando trabalhamos em parceria, mesmo volvidos mais de 7 meses, conseguimos ativar o poder de comunicação com uma simples menção.

Estamos numa fase de transição clara, os desportos electrónicos ainda são um terreno de luxo por explorar, sendo que diariamente o seu valor aumenta, a sua "fan base" aumenta, os entusiastas e os hardcore gamers vão continuar a existir e a ser cada vez mais, com a vantagem de que, com a presença de atletas portugueses no plano mundial temos cada vez mais a democratização do público nos esports versus o desporto tradicional, seja gordo ou magro, feio ou bonito, homem ou mulher, velho ou novo, aqui ninguém é excluído!!!

Em breve novo website em www.ftw.pt e muitas novidades, como sempre!

For The Win Esports Club - Vencedor do prémio de organização do ano 2018 pelos Prémios Esports

"urgência de criação de políticas públicas amigáveis do digital” by Google

João Fonseca

Automation Engineer at Funcom ZPX | Game development | Web development

5 a

Excelente artigo. Os números partilhados demonstram que há muitos a andar de olhos fechados

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos