O indivíduo e o coletivo: burnout
Bandeira vermelha nos ambientes de trabalho!!!!!
Conflitos de gerações, formas distintas de ver o mundo, perspectivas de vida distintas, valores diferentes que compõem um caldo cultural variado e que nem sempre consegue ser digerido pelas pessoas que com ele convive, de dele participa.
Este estudo aponta que 51% de jovens, no mercado de trabalho norte americano sofre de burnout. Isso não é muito diferente aqui, seja nas nossas rotinas, seja dentro dos projetos que pilotamos.
A pandemia acelerou o crescimento deste grupo e fez com que mais pessoas se sentissem fragilizadas e experimentassem os efeitos do burnout.
Se lá nos EUA 9 dentre 10 empresas oferecem algum tipo de apoio a pessoas com estes sintomas, no Brasil isso não acontece na mesma proporção.
Quando pensamos no ambiente de projetos, dada a sua temporariedade, isso é ainda menor o que torna o ambiente mais preocupante. Não podemos nos esquecer que as pressões por entrega, prazos, gastos, riscos e qualidade são frequentes. As demandas sobre a interação das pessoas na obtenção de resultados também são enormes.
O pior é quando pensamos na percepção dessas doenças pelos executivos, ainda menor, que nos preocupa ainda mais.
Burnout não é um problema individual, é uma questão coletiva e assim deve ser tratado pelas empresas e dentro dos projetos.
Engajamento, segurança e senso de pertencimento são fatores que aumentam, e com eles a produtividade no ambiente de trabalho. É fundamental cuidar, adequadamente, do conjunto da ópera.
Mãos a obra!
People Analytics l Top 2 HR Influencer Brasil l LinkedIn Creator l Análise de Cenários l Palestrante Internacional l Pensamento Analítico l Professor MBA l Cultura Organizacional l Data Driven l Gestão por Indicadores
1 aBurnout é coisa séria e até grave meu caro Luís César Menezes o alerta vale para os nossos jovens e também para nós
Head de Carreira FECAP | Top Voice | Consultor e Professor de MBA - FIA-USP e FECAP | Desenvolvimento de Liderança | Transição de Carreira | Mentoria | PCC - ICF |
1 aTOP perspectiva meu caro Luís César Menezes.