O jeito Warren Buffett de investir

O jeito Warren Buffett de investir

Warren Buffett é sem dúvida o mais bem-sucedido investidor de todos os tempos. Dono de uma fortuna superior a $70 bilhões de dólares, para muitos é considerado um gênio das finanças.

Apesar de Warren Buffett ter afirmado repetidas vezes que o que faz não esta além da capacidade de qualquer pessoa, algumas pessoas ainda não entendem como essa lenda do investimento consegue um desempenho tão bom vez a pós vez.

Os conselhos de Buffett sobre os investimentos têm se provado, vez após vez, um porto seguro para milhões de investidores iniciantes ou experientes.As mudanças no mercado são constantes, mas os princípios de investimentos esboçados neste artigo permanecem os mesmos.

Invista no longo prazo

Procure comprar ações de empresas que acredite que serão bem-sucedidas e lucrativas no longo prazo. Não se importe muito com ações que estejam na "moda" em determinado momento.

Buffett não pensa em termos de minutos, dias ou meses, e sim de anos. Ele se movimenta com a calma fundamentada em muita confiança. Não tem necessidade de observar dez telas de computador ao mesmo tempo, já que não se interessa nas mudanças minuto a minuto do mercado.

Warren não precisa se manter atualizado em relação a centenas de empresas, porque seus investimentos se concentram em apenas algumas empresas selecionadas. Essa abordagem que ele chama de "investimento focado", simplifica em muito a tarefa de gerenciamento da carteira.

"Compre apenas o que você conservaria sem pestanejar se o mercado fechasse por 10 anos." Warren Buffett

Compre no Bear Market

A filosofia de investimentos de Warren é bastante simples. Deixe o dinheiro acumular, identifique as empresas com vantagem competitiva duradoura, compre no bear market, e conserve por um longo prazo.

A chave de sucesso começa em ter dinheiro quando os outros não tem.

Se seguirmos a estrategia de investimentos de Warren, vamos nos ver correndo para o mercado quando os outros estiverem correndo dele. Vamos nos ver voltados para o dinheiro enquanto os outros se voltam para as ações. Vamos nos ver mais sensíveis a preços, em vez de sensíveis ao mercado. E tudo isso se torna possível porque sabemos O QUE comprar e QUANDO comprar.

Invista em empresas com vantagem competitiva.

Excelentes empresas se beneficiam de algum tipo de vantagem competitiva duradoura que o deixam rico ao longo do tempo. São empresas que vendem um produto exclusivo, prestam um serviço exclusivo, ou compram e vendem a baixo custo um produto ou serviço de que o público sempre precisa.

Procuro empresas sobre as quais penso poder prever como estarão daqui a dez ou quinze anos. Veja o chiclete Wrigley's. Não creio que a internet vá mudar o fato das pessoas mascarem chiclete. Warren Buffett

Uma empresa que vende o mesmo produto ou serviço com nome de marca há mais de cinquenta anos possui uma vantagem competitiva duradoura operando a seu favor.

Escolha empresas com lucros crescentes e consistentes

Analise os últimos dez anos de empresas com vantagem competitiva de longo prazo, e procure empresas com um histórico de lucro que mostre consistência e forte tendência ascendente.

A companhia a ser analisada consistentemente tem margens altas de lucro liquido? Não precisa gastar consistentemente grande somas em pesquisa e desenvolvimento? Apresenta lucros crescentes e constantes?

Produtos previsíveis equivalem a lucros previsíveis, e é essa previsibilidade nos lucros de uma empresa que lhe permite calcular rapidamente se a empresa possui vantagem competitiva duradoura ou não.

Invista em empresas com pouca, ou nenhuma dívida.

Empresas com Vantagem Competitiva duradoura quase sempre apresentam pouca, ou nenhuma dívida de LP.

Procure por empresas que tenham um poder de geração de lucro suficiente para quitar dívidas de LP em menos de três ou quatro anos. É esta consistência que permite que o dinheiro vá se multiplicando nos cofres da companhia e, por sua vez, evita que pague juros oriundos de dividas ,permitindo que pague muitos dividendos aos acionistas.

Empresas do tipo competitivo constantemente precisam recorrer a dívidas para desenvolvimento de novos produtos.

Juntando tudo

Invista em empresas que entenda, com um histórico consistentes de lucros e perspectivas favoráveis de longo prazo, que apresentem um bom retorno sobre o patrimônio líquido e poucas dívidas, que sejam administradas por pessoas honestas e competentes e, também importante, que estejam disponíveis a preços atrativos.

Este artigo foi baseado no livro "O jeito Warren Buffett de investir" de Bill Miller, Kenne L. Fischer e Robert G. Hagstrom.

Ricardo Dutra é Administrador de Empresas, Especialista em Mercado de Capitais, Personal & Professional Coach e Planejador Financeiro Pessoal. Atua no Mercado Financeiro a mais de 15 anos, e especificamente no mercado de Bolsa de Valores a mais de 10 anos. Atualmente Sales Trader da Corretora Santander, Coordenador do MBA em Mercado de Capitais da Faculdade da Serra Gaúcha, e professor convidado de algumas Universidades da Região.

 

 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos