O JOVEM E A DIFÍCIL DECISÃO DE QUE CARREIRA SEGUIR

Ao se aproximar da conclusão o ciclo do ensino médio, os estudantes começam os preparativos para o vestibular. Mas, antes disso, devem tomar uma difícil decisão: qual profissão pretendem seguir para o resto de suas vidas?

Escolher uma carreira profissional para seguir não é uma decisão fácil para muitos e, na maioria das vezes, é tomada quando muito jovens. Para muitos, pode ser a hora certa de decidir e seguir a tão sonhada carreira ao ingressar em uma faculdade no curso escolhido. Porém, para outros, esta decisão pode não parecer tão clara e às vezes até confusa. Por isso é muito comum que os estudantes decidam mudar de curso na faculdade, ao perceber que a área escolhida não se adéqua ao seu perfil e às suas necessidades.

Aliado ao fato de que a escolha é feita quando muito jovens está o ponto de que vivemos na era da informação. Nunca na história da humanidade, tivemos que lidar com tantas informações a que somos “bombardeados” no dia a dia.(TV, revistas, sites, redes sociais, etc).

O excesso de informação leva dificuldade na tomada de decisão. A imensa quantidade de informações disponíveis para tomar como base cada vez que precisa decidir sobre algo, faz com que o indivíduo se sinta, cada vez mais inseguro na hora de tomar decisões. Ele fica com a sensação de que ainda poderia obter mais algumas informações que lhe dariam mais embasamento. Além de tudo, o tempo para reflexão vai ficando cada vez mais escasso, cedendo lugar para o tempo gasto na absorção de mais e mais informações.

A ajuda profissional de um COACH DE CARREIRA neste momento da vida do jovem, faz toda a diferença. O COACH atua como um facilitador do processo de pensar do jovem e contribui para que eles descubram o que almejam, identifiquem seus talentos, tracem suas estratégias e desenvolvam planos de ação para se sentirem seguros quanto a sua escolha. Isso é possível porque o COACH estabelece uma parceria com o jovem que o leva ao autoconhecimento.

As dúvidas nesta fase de vida são naturais, mas com a ajuda profissional de um Coach, as incertezas podem ser diminuídas e as possibilidades de sucesso aumentam exponencialmente.


José Carlos Heine

Gerente Geral I Gestão de Pessoas I Gestão de Processos I Gestão Comercial I Adimplência I ESG I RSA

7 a

Almir, bom dia! O "pulo do gato"! Sou do tempo da "orientação vocacional"! 15 ou 16 anos parece tão cedo para a escolha da profissão, penso. Aliás, suponho, isto seja o senso comum. Tua tese/sugestão faz todo o sentido pra mim! Excelente!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Almir Peruck

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos