O Líder e a Melhoria Contínua

O Líder e a Melhoria Contínua

Muitos a tem como um dom, mas, na verdade, a Liderança é uma habilidade ou uma competência que pode ser desenvolvida e que, mais cedo ou mais tarde, quem demonstrar muita dedicação e prática em desenvolvê-la, alcançarão resultados diferenciados.

Apesar de ser um tema bastante abordado, falar sobre liderança sempre gera bons debates. Seja no modelo a ser praticado, ou nas técnicas aplicadas, os objetivos podem ser alcançados na medida em que o foco for no desenvolvimento dos processos e das pessoas.

Há os que defendem uma liderança mais autocrática, focada nas tarefas e nos resultados, através da qual as decisões, geralmente, são tomadas sem a participação dos colaboradores.

Por outro lado, existem os lideres liberais, que delegam atividades, demonstram confiança na capacidade de seus colaboradores e lhes garante autonomia para que desenvolvam suas atividades.

Outros que acreditam que o verdadeiro líder é aquele que ouve sua equipe e, de forma democrática, faz com que todos sintam-se participantes nos rumos a serem tomados pela empresa em seus processos e procedimentos.

Temos também o líder carismático, aquele que traz a equipe para si, influente, não necessariamente ocupa os cargos mais altos na organização, mas influencia os demais por empatia e entusiasmo.

Ultimamente temos acompanhado o desenvolvimento do coaching como um estilo de liderança em destaque. Isso acontece tanto pelo domínio que estes profissionais possuem das habilidades e competências próprias da atividade, pelo autoconhecimento que são capazes de desenvolver, por auxiliarem seus liderados a entenderem sua importância na realização dos objetivos da organização em que estão inseridos, assim como na realização de seus objetivos pessoais.

Mas liderança não tem muito a ver com técnicas, modelos ou estilos. Um líder é líder, simplesmente porque é assim em sua essência. É o caráter que torna um simples colaborador numa grande liderança. Não é o que ele aprende a fazer, mas como ele aprende a ser!

Analisando biografias de grandes líderes, percebemos que eles foram forjados, seja pela necessidade, pela adversidade ou mesmo por sua dedicação a um objetivo ou a uma causa. Quer exemplos? Muhamad Aly, Gandhi, Irmã Dulce, Dalay Lama, Steve Jobs, entre outros tantos...

Tive a oportunidade de conhecer algumas pessoas que assumiram desafios e despertaram um gigante que existia dentro deles, mas que antes não era percebido. Da mesma forma acompanho algumas pessoas que, por insegurança ou por permanecerem em suas zonas de conforto, preferem continuar camufladas entre seus pares, na segurança que suas atividades proporcionam neste momento, mesmo que não tragam a satisfação tão desejada.

 Mas uma coisa é certa: ser líder significa, essencialmente, ser uma pessoa de caráter! Alguém que vive aquilo que diz, que ensina, que demonstra acreditar no que faz e que tem humildade suficiente para escutar a crítica e aprender com ela.

Se você deseja se tornar uma grande liderança ou se exerce esta função, a melhoria contínua é sua única saída para continuar entregando os resultados que lhe são esperados, manter a admiração e o respeito de seu time, bem como para conquistar sua realização pessoal e profissional. 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos