O LÍDER SEMPRE DEVE SABER QUE CHAPÉU USAR
LIDERANÇA E GESTÃO – São 2 palavras distintas, dois chapéus diferentes, contudo, fundamentais e críticos para os líderes de alta performance.
Para liderar com sucesso organizações e equipes, é de suma importância saber que chapéu usar e quando.
A origem da palavra “gerenciar” é “mão”. Em sua essência, gerenciar é lidar com as coisas, manter a ordem, organizar e controlar.
A função da gestão é responsável pelo controle e implementação da estratégia e direção.
A palavra “liderar” em sua raiz significa “ir, viajar, guiar”.
A liderança tem uma sensação cinestésica, uma sensação de movimento.
O líder é responsável por garantir o alinhamento de propósitos e objetivos em toda a organização, inspirar e motivar pessoas para alcançar e manter foco na visão.
Mais importante ainda, o papel da liderança é criar e implementar mudanças na organização, nas pessoas e nos processos.
A relação abaixo fornece uma compreensão do foco das duas funções:
Recomendados pelo LinkedIn
LIDERAR
GERENCIAR
Para alcançar a máxima eficácia na nossa vida profissional e pessoal, precisamos estar conscientes do que fazer, onde e quando, tendo em mente que um chapéu só não serve para todas as situações.
É essa sabedoria e compreensão que cada situação exige e que valorizam às ações de todos os envolvidos.
Devemos aproveitar cada momento, muitas vezes nanossegundos, para escolher se seremos solucionadores de problemas (Chapéu de Gerente) ou se capacitaremos alguém (Chapéu de Liderança) para encontrar a resposta.
Escolher que chapéu usar, requer sabedoria e bom senso, sendo sutil aos outros a compreensão dessas diferenças para que eles também possam crescer, aprender sendo inspirados pelo seu modo de agir.
Saber só não basta; devemos saber aplicar o conhecimento. Estarmos dispostos só, não é suficiente; devemos fazer além do esperado.