O LADO BOM DA VIDA

O LADO BOM DA VIDA

Minha crônica deste domingo, 19.05.2019. De Conrado Matos - Psicanalista e Filósofo. Com consultório de Psicanálise em Salvador (BA). Tel e WhatsApp: 71999106845

(*)Postado por Francisco Sales Nogueira de Souza-Domingo,19-05-2019-Salvador-Bahia-Brasil

O LADO BOM DA VIDA

  Hoje aprendi um pouco mais sobre a vida. O futuro não me amedronta porque estou em mim. Jamais quero me perder em mim, mas não estarei livre de falhas e erros. Não sou perfeito, porém gosto de ir fazendo o melhor possível. Se não agrado a todos é porque realmente sou imperfeito. Quanto as críticas, eu vou aprendendo com elas, mas não me deixo desandar através delas. Vou aceitando-as para o meu crescimento e aprendizado.

   Erro ali, acerto acolá e assim vou andando. Gosto de enfrentar o desconhecido e quando tem algo que estou percebendo que vem tempestade contra mim, vou procurando mudar ou vou acrescentando algo novo em mim, porque quando a tempestade vier eu já estou meio abrigado. 

   Eu acho que as pessoas devem tomar providência sobre si mesmas e sobre seu destino. Não devemos ficar a mercê de quem não está nos querendo. Quando não somos aceitos, partimos para outro lugar. Vamos estar prontos também para surpresas dos outros. Uma hora você está em um emprego, quando menos espera é demitido. Não venha me dizer que você não percebe quando já está para ser ser demitido de uma empresa. Pequenos assédios começam a ocorrer. Se você é gerente, mudam você de posto e pedem para você ir para a portaria. Pegam aquele que era de cargo menor do que o seu para ficar em seu lugar. Colocam alguém para vigiar o seu trabalho. Tudo isso para lhe aborrecer. Ou eu estou mentindo.

     Pessoas autoconfiantes e determinadas não ligam para isso de manobras ou trapaças. Elas têm sangue de barata, no bom sentido. Suportam frustrações e enfrentam ameaças dos outros sem desistirem dos compromissos. O bom é que estas pessoas autoconfiantes vão se preparando para a surpresa desagradável que poderá acontecer. Se for mais fácil para morrer do coração nestas circunstâncias, quem vai morrer primeiro é o perseguidor. O perseguidor também sofre com as demandas de psicopatias, as chamadas perversões, as neuroses. Atos de perseguições fazem parte de comportamento de psicopata. Pense nisso!



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Francisco Sales Nogueira de Souza

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos