O legado das aulas à distância em detrimento das aulas presenciais
Google Imagens

O legado das aulas à distância em detrimento das aulas presenciais

As crianças e os jovens estavam acostumados ao contato diário com professores, colegas de classe e com outros integrantes do ambiente escolar, momentos que possibilitavam o compartilhamento de segredos, ideias e sentimentos, e o desenvolvimento natural do companheirismo e da amizade.

No momento atual os jovens e crianças estão dando continuidade à vida acadêmica e escolar através da internet, de forma solitária e sem maior assistência. A tecnologia, nesse cenário de Pandemia, se transformou em grande solução para suprir todas as necessidades humanas, inclusive as demandas do ensino, em todos os seus níveis.

Nesse contexto, repleto de “lives” as dúvidas sobre os conteúdos disponibilizados ficam por serem sanados no futuro e a pergunta que fazemos é: Quando chegará esse futuro?

Essa lacuna a ser preenchida tem um nome: “Bloqueio Pedagógico”, esse bloqueio está se somando a outras deficiências no desempenho escolar observadas nos últimos tempos.

Antes do distanciamento social imposto a nossa sociedade, a educação escolar já estava comprometida, pois as crianças e os jovens já não escreviam e liam a contento, fato causado principalmente pelo uso cotidiano da digitação e o uso indiscriminado de aplicativos, jogos e redes sociais.

A competição da tecnologia representada pela internet com os livros e cadernos ficou e está cada vez mais desleal.

O contato humano, os livros, a história do mundo, as atualidades e a expressão escrita do pensamento precisam ser renovados, nesse caso leia-se ferramentas de capacitação para a produção textual.

O desuso contínuo de habilidades essenciais para uma trajetória escolar de sucesso tornou os estudantes contemporâneos robotizados e exageradamente tecnológicos, a ponto de não saberem expressar suas ideias de forma escrita e ainda mais, de concentrarem-se, cada vez menos em leituras de textos um pouco mais extensos.

O distanciamento social não poderá ser considerado como único responsável pelo retrocesso apresentando pelos estudantes na atualidade, pois esse retrocesso já era observado no comportamento escolar, caracterizando-se principalmente pela dificuldade de absorção de conhecimento, causando um desempenho muito aquém do esperado.

Profissionais de educação, professores, pais e alunos precisam arquitetar juntos soluções para a melhoria do bom aproveitamento escolar pós-pandemia e mais ainda, resgatar conceitos de habilidades educacionais perdidas com o avanço tecnológico representado pela internet. 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos