O Legado de Henry Ford
O Fordismo é uma das principais referências da segunda revolução industrial, que marcou a transição do artesanal para a produção em massa. Esse modelo foi criado pelo empresário norte-americano Henry Ford no início do século XX, que aplicou em sua fábrica a linha de produção, onde cada trabalhador era responsável por uma etapa específica na cadeia produtiva.
Henry Ford nasceu em 30 de julho de 1863, em uma fazenda no estado de Michigan, nos Estados Unidos. Ele foi um empresário e inventor que ficou famoso por ter desenvolvido e produzido o primeiro automóvel acessível ao público em geral, o Modelo T. Ford.
Entre as principais características do sistema produtivo fordista naquela época, é possível destacar:
O modelo, porém, também cresceu acompanhado de problemas, tais como monotonia e alienação no trabalho, falta de flexibilidade, riscos de produtos com falhas e estoques excessivos.
Independentemente dos desafios agregados à sua história, o Fordismo impacta a indústria global até hoje devido suas inovações em gerenciamento e dinâmica de produção. Entre muitos dos ensinamentos deixados por Henry Ford, há três princípios utilizados massivamente por empresas da atualidade. São eles:
Leia nosso artigo na íntegra: