O levar em consideração no planejamento estratégico da farmácia
5 dicas estratégicas para os próximos 5 anos em farmácias pequenas e médias, espero que ajude na tomada de decisões para prosperar neste mercado tão complexo.
A realidade das farmácias independentes, pequenas redes ou individuais é de baixa lucratividade em termos de resultado financeiro, não quero dizer em percentuais. Não é muito difícil para uma pequena drogaria ter um lucro líquido de 10%, já uma grande rede os balanços publicados em geral mostram de 1% a 3%, com raras exceções, muitas até mesmo operam com prejuízo.
Ocorre que as grandes redes têm fonte de financiamento e capital de giro muito baratas, onde até mesmo captam recursos e aplicam na forma de estoque para ganhar nos reajustes de preços e outras estratégias que só são possíveis em grandes volumes. Uma grande rede que lucra 3% e fatura 1,5 bilhões, está remunerando seus investidores em 45 milhões, o que não é pouca coisa.
Já a pequena drogaria que fatura em média R$70.000 e lucra 10%, tem apenas 7.000 para remunerar seus investidores (própria família), com um retorno sobre investimento (ROI) muito desfavorável e riscos elevados (ações trabalhistas, passivo fiscal, assaltos). Além disso seus gestores sofrem com uma carga de trabalho extenuante.
Ocorre que as pequenas e médias operam no mesmo mercado das grandes, disputam a mesma clientela, portanto tem que equiparar sua oferta de serviços, experiência de consumo, canais de vendas, vantagens de fidelização, entre outras, sob pena de assistir a dolorosa migração dos seus clientes para a porta do vizinho.
Então, vamos nos sentar, assistir e chorar, ou vamos estudar este fenômeno, buscar nossas qualidades diferenciadas e usar como ferramenta de guerrilha nesta batalha feroz pelo cliente nosso de cada dia?
A HOS também é pequena, comparada com uma Linx, por exemplo, que tem investimento estrangeiro, acesso a capital de giro direto do BNDES a 3% ao ano e carência de 8 anos para pagar. Por isso fazem o milagre da multiplicação comprando empresas, concentrando mercado para que possam ditar as regras e cobrar o quanto quiserem das farmácias, para alegrar seus investidores.
Estamos em situação parecida nesta luta, queremos que você sobreviva, cresça e continue conosco, e é por isso que desenvolvemos as mesmas ferramentas que os grandes investem milhões para colocar em suas redes de farmácias.
Estratégias:
1. Pense que nos próximos 5 anos você precisará de uma área física onde possa vender produtos de conveniência e uma perfumaria bem atraente. Veja quais as opções que você tem para ampliação do espaço físico e faça acontecer. Em 40-50m² será difícil de concorrer, a não ser que seu ponto seja de grande circulação de pessoas;
2. A tendência que a farmácia seja o ponto de entrada no sistema de saúde é irreversível. Sempre foi assim de forma costumeira, agora estamos enxergando a formalização desta tradição com a regulamentação da atenção farmacêutica e o sucesso dos consultórios farmacêuticos que estão proliferando em todo o país. A definição de uma sala de atendimento farmacêutico com possibilidade de aplicação de injeções e vacinas, não é uma opção, é uma necessidade;
3. Climatização, Iluminação abundante; Limpeza absoluta; Uniforme (preferência jalecos); Inteligência na circulação dos clientes, horário estendido pelo menos até 20hs para atender clientes que trabalham no comércio que precisam compras após sair do seu turno;
4. Serviços de tele entrega, recebimento de pedidos por telefone e E-Commerce para retirada na loja, verificação de pressão arterial, testes de glicose, aplicação de injeção são importantes de oferecer aos clientes, gerando fidelidade;
5. Treinamento meticuloso, intensivo e frequente para equipe, de forma a minimizar erros, potencializar as qualidades e trazer a excelência no atendimento. O foco tem que ser 100% no cliente.
Conte com a HOS para trazer seus planos de ação para a realidade das operações, estamos juntos e dependemos do seu sucesso.
Oneide Moraes
Fundador da HOS Sistemas, ex-sócio gestor de Rede de Farmácias.
whatsapp: (48) 9 9959 1242
Sales and co-founder at LabSolutions Comércio, Importação e Exportação de Equipamentos
4 aMuito bom. Obrigado
Supervisor de Vendas - Líder de Gestão - Recife - PE
4 aPerfeita sua análise meu caro Oneide Moraes, planejamento estratégico é hoje o ponto chave para as pequenas e médias farmácias. Os cinco pontos definidos são o ponto chave nesses próximos anos.
Farmacêutico clínico
4 aAnacleto Neto