O LINKEDIN É BOM PARA ARRUMAR EMPREGO?
O LinkedIn serve só para arrumar emprego? Qual a melhor maneira de encontrar um emprego bacana e que esteja conectado com o meu perfil? Neste artigo, te dou as principais dicas para você procurar por um emprego incrível no LinkedIn. Fique sempre ligado às novidades newsletter e tenha uma boa leitura!
Caso também queira ter acesso a todo o conteúdo sobre o tema e outros assuntos sobre Carreira, Linkedin e Networking, assista também o vídeo Linkedin é bom para arrumar emprego- e não se esqueça de se inscrever no meu canal, Carolina Dostal, para ficar sempre atualizado.
Se o LinkedIn é bom ou não para arrumar emprego, eu já vou falar pra vocês. Ele é imprescindível! A gente tem que ter uma conta no LinkedIn. Ela não serve apenas para arrumar emprego. O LinkedIn tem que acompanhar nossa vida profissional, porque é lá que a gente vai deixando todas as nossas pegadas profissionais, desde quando começamos nossa vida de trabalho. Por exemplo, quando eu comecei a minha vida profissional, o LinkedIn ainda não existia, então, tive que começar a imputar os meus dados profissionais depois.
Qual a diferença entre currículo e LinkedIn?.
A diferença básica entre um currículo e o LinkedIn é que o currículo é completamente estático, ele não muda muito. Você coloca as suas informações e ele não consegue mostrar o seu comportamento, as suas habilidades comportamentais (soft skills).
Já o LinkedIn, se você bater o olho no perfil de um candidato, você consegue ver como ele se comporta, como ele se relaciona com as pessoas e se ele é uma pessoa que está o tempo inteiro procurando se movimentar. Além disso, você também consegue perceber se ele é pró ativo e, se além de fazer cursos, ele interage com as pessoas, com seus professores, chefes, colaboradores, etc. ISSO MUDA TUDO! Por si só, isso já garante seu diferencial.
Se o recrutador vai contratar uma pessoa, ele consegue entrar e ver tudo isso. São indícios, marcas de quem você é profissionalmente. Por isso, eu acho que você já ganhou uns pontos a mais sendo ativo na rede, não é mesmo?
Como o Linkedin consegue buscar as vagas certas para cada perfil?
A gente está falando de inteligência artificial. No LinkedIn, você consegue buscar as vagas com muito mais rapidez e colocar alerta de vagas. Quando uma vaga tem muito a ver com aquilo que você está procurando, aparece no LinkedIn. Logo, você tem a chance de se aplicar para aquela vaga.
Estudar sobre a empresa que você vai trabalhar, e entender se você tem fit cultural com aquela empresa ou não, já é outro passo importante. O LinkedIn, dentre várias outras ações, te proporciona conhecimento profissional na sua área. Você aprende com outras pessoas. Não é nem só uma questão de buscar emprego.
Se eu fosse recrutadora eu buscaria um profissional, com certeza absoluta, que está no LinkedIn. Se ele não estiver no LinkedIn, eu já pensaria em não contratar, tá bom? Então, fiquem ligados, e completem o seu perfil no LinkedIn com perfeição. Ou então, pelo menos tentem completar 100% do perfil. E fiquem atentos para melhorar cada dia mais.
Quer tirar o máximo de proveito do LinkedIn? Conheça meu curso online DESTRAVE SEU LINKEDIN.
Caso tenha alguma necessidade específica, entre em contato e agende uma consultoria.
Curtiu o assunto de hoje? Por isso, esperamos que você tenha gostado do conteúdo e não se esqueça: continue acessando frequentemente meu perfil no Linkedin para que você possa ter acesso a todos os conteúdos disponibilizados na newsletter. Até mais!
Por Carolina Dostal, LinkedIn Advisor, palestrante e consultoria de Negócios, Marcas, Marketing e RH