O método de ensino atual x A Era da Procrastinação
Hoje em dia é muito fácil encontrarmos diversos métodos que prometem uma alta taxa de absorção e aprendizado, basta pesquisarmos por 5min no Google que teremos uma quantidade considerável para escolhermos o que melhor se adapta as nossas rotinas diárias.
Foi justamente no cenário acima, quando procurava métodos de ensino para aplicar com meu filho em casa, que me motivei a escrever esse artigo. Portanto, irei dissertar um pouco sobre a minha visão do método atual de ensino das escolas com relação a era da informação que vivemos.
Método utilizado na maioria das escolas
Conhecemos bem o modelo de ensino da maioria das escolas (principalmente as públicas), certo? Todos sentados enfileirados, com seus cadernos e canetas em mãos, prontos para iniciarem uma corrida contra o tempo e uma luta constante quando o assunto é o foco, pois muitas vezes o aluno não sabe se presta atenção no que o Professor está falando ou se copia a lição que está na lousa, que por sinal, atravessa o quadro de fora a fora.
Não estou insinuando que o método é completamente ineficaz, pois sabemos que existem muitas variáveis a serem consideradas, entre elas o fato de que, em qualquer método de estudo, o aluno deve reforçar todo o conteúdo passado não só "dentro da sala de aula" e de preferência não muito tempo após o término da aula.
Porém, estamos em uma era onde tanto nós como nossas crianças são expostas a uma quantidade absurda de informações, as quais podemos - de uma forma bem genérica - dividi-las em duas categorias:
Informações Inúteis
Obviamente, são as informações as quais não fazem a menor diferença em nossas vidas, ou seja, que não utilizaremos para reforçar nosso intelecto e que simplesmente servem para alimentar a nossa procrastinação diária.
Não precisamos fazer nenhum tipo de esforço para chegar até esse tipo de informação, basta pegar o smartphone, abrir o facebook ou instagram e pronto!
Informações Úteis
São informações as quais agregam valor ao nosso intelecto e que utilizamos para nos manter atualizados, aprender novas skills e até mesmo aperfeiçoar as que já temos.
Para esse tipo de informação há o "esforço do interesse", ou seja, precisamos buscar tais informações. Logo, o "esforço" para chegarmos a esse tipo de informação é maior.
Eu arrisco dizer que a Era da Informação tornou-se a "Era da Procrastinação" devido ao fácil acesso a grande quantidade de informações inúteis que temos hoje.
Agora, voltando ao método atual de ensino...
Eu acredito que a exposição constante a uma grande quantidade de informação inútil torna nosso cérebro cada vez mais preguiçoso, dessa forma, afetando diretamente a nossa capacidade de aprendizado e FOCO.
Claro que muitos podem dizer:
"Ué... É só você não se expor a esse tipo de informação. Pronto, resolvido!"
Eu concordo... Porém, quando estamos falando de adolescentes ou até mesmo crianças (algumas com 7~8 anos já possuem até smartphones), o assunto fica um pouco mais complexo.
Com isso, imagine uma sala de aula composta por crianças ou adolescentes com esse "distúrbio" de foco e aprendizado...
Será que, realmente, a melhor forma de ensiná-las é encher a lousa de conteúdo e na sequência falar, falar, falar e continuar falando até que a aula termine? Será mesmo que eles estão absorvendo as informações apenas escutando, copiando e fazendo alguns exercícios referente à matéria?
Eu acredito que não.
"Nós" adotamos os 5% !
Na imagem acima temos as taxas de aprendizagem conforme o tipo de atividade, podemos ver que o método de "Aula Expositiva" tem apenas 5% de eficácia.
Por mais que algumas escolas diversifiquem periodicamente ao longo do ano seu método de ensino (Leitura, Salas de Vídeo e Seminários) a "Aula Expositiva" é o principal método utilizado. Ou seja... é o método menos eficáz dentre os demais.
Como poderíamos melhorar o método padrão de ensino em nossas escolas?
Quem segue a filosofia de "Aprendizagem Constante" a qual refere-se a estarmos continuamente estudando e adquirindo conhecimento ao longo de nossas vidas, sabe que nós conseguimos absorver MUITO mais conteúdo simplesmente "discutindo" sobre um assunto do que apenas lendo ou assistindo a aulas expositivas.
Que tal então começarmos pelo posicionamento dos alunos nas salas? Ao invés de sentarem todos enfileirados, porquê não em círculos?
O incentivo à discussão de algo é muito maior quando estamos frente a frente a um grupo de pessoas do que simplesmente quando estamos olhando para as costas do colega à sua frente.
Além disso, e se o tema/matéria fosse "naturalmente" discutido entre eles? Não apenas durante uma atividade especifica, mas durante TODA a aula, todos os dias...
Alguns de vocês podem estar pensando que isso já é feito até mesmo nas escolas públicas. Mas concordam que este não é o padrão? Este não é o principal método de ensino utilizado?
Indo um pouco mais além, aqueles alunos que se destacam podem até mesmo ensinar os demais (com acompanhamento do Professor, claro) em matérias e/ou atividades que "dominam", absorvendo e fixando ainda mais o conteúdo por estarem ensinando os demais. E quantos alunos, talvez, não se apaixonariam pela arte de ensinar e se tornariam ótimos Professores/Mestres?
Obviamente não é fácil mudar o método de ensino atual, pois envolve muito mais do que simplesmente colocar em prática o que citei acima.
Porém, precisamos enxergar que estamos vivendo uma era onde muitas de nossas crianças estão crescendo com um deficit enorme de foco, causado pela exposição diária à informações completamente inúteis e que muitas vezes os Pais não conseguem limitar ou ao menos minimizar essa exposição.
O método de ensino atual das escolas não é completamente falho, mas também não é o mais eficaz que temos... Arrisco dizer que pende mais para o lado da ineficácia do que eficácia.
Portanto, enquanto essa mudança não ocorre, é importantíssimo que reforcemos de forma eficáz o que nossos filhos aprendem e até mesmo o que nós, adultos, aprendemos em faculdades, cursos, etc...
Obs.: Ressalto que não estou questionando os Professores, os quais tem um dos papeis mais importantes (se não o mais importante) em nossa sociedade, mas sim o método de ensino utilizado nas escolas!
O que vocês acham?
Para os professores: utilizam algum método diferente do "padrão"?
E para os alunos e pais: Quais métodos vocês utilizam para que a absorção de conteúdo seja realmente eficáz?
A ideia aqui é realmente expor esse tema para que todos possam refletir e até mesmo para que possamos criar uma discussão agregativa sobre o assunto nos comentários.
Abraços!
Michael Terra
Senior Software Engineer | Tech Lead | AWS Certified | AI Enthusias | Lifelong Learner @ Itaú Unibanco
7 aSuelen Bastos, achei ótimo esse podcast do Gun! Ele aborda bastante coisa que também tenho em mente sobre esse assunto. Muito legal! Vou colocar o livro da escola da Ponte em minha meta de leitura. Obrigado pela indicação!
Senior Software Engineer | Tech Lead | AWS Certified | AI Enthusias | Lifelong Learner @ Itaú Unibanco
7 aSuelen Bastos, Conheço o Murilo da época em que ele fazia Stand-up Comedy e tenho ouvido falar bastante do trabalho que ele está fazendo atualmente! Vou escutar o podcast agora! Obrigadoo