O MAIOR MEDO das pessoas

O MAIOR MEDO das pessoas

Uma pesquisa da faculdade de psicologia de Harvard atestou que o maior medo de 56% das pessoas é de TER QUE FALAR EM PÚBLICO. O maior medo.

Não é morrer, não é perder tudo, não é acabar um casamento; é ter que falar em público.

Eu compartilho muito da ideia de que o medo não é de falar em público. O medo é errar. De ser rejeitado publicamente. Quando a gente fala em público, precisamos lidar com a própria vulnerabilidade. Não é atoa que desperta angustias e dispara gatilhos. Não é atoa que dá calafrio e insegurança, por mais que você, de fato, SAIBA o conteúdo.

O que fazer diante disso?

1) Admitir o medo:

Faz parte do processo de se afirmar profissionalmente buscar esconder nossas dificuldades – tipo o fato de que a maior parte de nós não temos de fato o Excel Avançado. Depois que a gente sai dessa fase de negação, a gente se abre mentalmente para melhorar. 

.

2) Se avaliar honestamente:

Não adianta de NADA admitir o medo para você se você não se avaliar com honestidade. Quando eu digo com honestidade é pensar sobre as suas próprias apresentações, buscar parar e lembrar da forma como você têm se comunicado, qual tem sido sua postura, sua linguagem corporal e, na realidade, o quanto você tem se dedicado a se desenvolver profissionalmente nas suas oportunidades de se apresentar.

Ao mesmo tempo, é bom saber se colocar. Não tem porquê você assistir uma palestra do Steve Jobs e começar a se comparar com ele. Voce pode se tornar uma pessoa que será um grande comunicador ou comunicadora, mas busque trabalhar em cima dos pequenos passos para não tropeçar.

3) Procure conteúdo sobre oratória !

Tem muita fonte de conteúdo para aprender sobre oratória. Se você acredita que esse conteúdo te agregou, aqui também será uma fonte para você aprender:

- Assista TED Talks e busque observar a oratória dos apresentadores;

- Busque estruturar uma apresentação sobre qualquer assunto que você converse cotidianamente e fale na mesa de bar;

- Faça perguntas em sala de aula;

- Assista séries de televisão! (SÉRIO!) Nas séries a gente encontra muita gente que se comunica de um modo muito cativante e por ser uma sequencia de episódios, você consegue se inspirar e espelhar esses comportamentos no seu dia;

Acompanhe esse perfil e interaja! Aproveita as oportunidades de perguntar sobre oratória, de aprender, contribuir com o que já sabe.


Estou entregando muito conteúdo pela minha conta do Instagram também! Te interessa?


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de João Saraiva, MA

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos