O Mal dos Despedícios
Pesquisando algumas fontes, podemos facilmente constatar que o Brasil é um dos países campeões de desperdícios, em vários segmentos. Senão, vejamos: 1/3 de alimentos produzidos, jogados no lixo, 850 mil toneladas de materiais descartados na construção civil, R$ 71 Bilhões de desperdício de energia elétrica em 3 anos (2015/2017), são apenas alguns dos números que mostram a ineficiência e o quanto ainda precisamos melhorar nesse quesito.
No nosso artigo anterior, comentamos sobre a importância de as empresas terem processos confiáveis. Nesse sentido, precisamos olhar com muita atenção para esses processos e verificar em quais pontos/atividades estão sendo gerados desperdícios. E aí, temos que chamar a atenção para os tipos de desperdícios (financeiros, materiais, tempo). Esses, com certeza são os principais desperdícios a serem combatidos não só nas empresas, como também em todas as nossas atividades.
Mas, para nos atermos às empresas, combater os desperdícios em todos os processos e operações deveria ser um objetivo estratégico comum. Isso torna-se indispensável e fundamental, ainda mais no momento que estamos atravessando, de total incerteza quanto ao comportamento dos mercados. Essa certeza, é reforçada no simples raciocínio de que os recursos daqui pra frente, terão que ser muito bem administrados, o que já era uma necessidade, mas agora se tornou um fator de absoluta sobrevivência das empresas.
Nunca é demais lembrar, que qualquer atividade dentro de um processo, que não gere algum tipo de valor para o cliente, é sim um desperdício. Inspeções não previstas e retrabalhos são as principais e que geram desperdícios irrecuperáveis. Materiais e insumos mal utilizados, também são causas de grandes desperdícios. Tudo isso, devemos combater diariamente, seja com um controle mais eficiente, seja com ações que busquem permanentemente minimizar ou até mesmo eliminar esses desperdícios, que no final das contas poderão causar muitos prejuízos para as empresas.
Por isso, cada Gestor deve sempre ter um olhar muito crítico para as fontes causadoras dos mais diversos desperdícios, a que suas empresas estão sujeitas. E como mencionamos antes, tornar a busca por eliminar esses desperdícios um objetivo estratégico do seu negócio.
CTO na Contratei.net
1 a👏👏👏
Marketing e Tecnologia com resultados todos os dias!
4 aÓtimo artigo! Mas, como sempre digo, é isto que ganhamos por ser o país do samba e do futebol, ao invés da pesquisa, ciência e tecnologia!
Consultor | Mentor | Auditor | Instrutor | Palestrante | Conselheiro | Expert em Sistemas de Gestão | Escritor do Best-Seller CONSULTORIA ORGANIZACIONAL - da insegurança à AUTORIDADE em 10 passos
4 aJulio Medeiros exatamente. Muitas perdas poderiam ser evitadas com o uso mapeamento de processos, indicadores, mapeamentos de riscos e ações preventivas.