O mar calmo nunca formou um bom marinheiro

O mar calmo nunca formou um bom marinheiro

 Olá, tudo bem com você? Na medida do possível, espero que você me diga que sim. Estamos vivendo uma verdadeira montanha-russa nesses últimos dias, o mar parecia tranquilo e mesmo numa perspectiva futura que contasse com pontuais contratempos, podemos dizer que nem o mais pessimista imaginasse o cenário atual, de uma hora pra outra a vida virou de ponta-cabeça e simplesmente não há o que falar, a vida é assim, em um momento você voa em céu de brigadeiro e segundos depois um enorme revés acontece e quando você se vê, percebe que está no meio de uma enorme tempestade!

 E o que podemos tirar disso tudo? Existe uma frase bastante significativa que pode perfeitamente ser usada neste momento, “O mar calmo nunca formou um bom marinheiro”, o bom marinheiro quando vê a tempestade não se amedronta e nem se desespera, ele pode chacoalhar com o barco, mas se segura, o barco vai balançar forte, mas ele vai se equilibrar, se por ventura cair, ele logo se levanta. Por vezes voar apenas em céu de brigadeiro pode nos acomodar e infelizmente o comodismo é uma arma que usamos contra nós mesmos, as vezes as tempestades servirão justamente para nos jogar de novo na realidade da vida, uma realidade que não é fácil, mas que por vezes esquecemos desse pequeno detalhe.

 O momento não é fácil, na verdade é bastante difícil, um desafio quase hercúleo, mas não temos outra opção senão a de sermos fortes e enfrentarmos o que está acontecendo e o que ainda está por vir, assim como faz o marinheiro que se agarra as cordas e se mantém firme com a esperança de ver a tempestade passar e voltar a enxerga o céu claro. Dentre tantas incertezas, talvez umas das poucas certezas que podemos ter é a de que toda essa situação no fim irá nos fazer mais fortes.

 Devemos aproveitar os momentos tranquilos para nos aperfeiçoarmos, para fazer a colheita que vai nos manter no inverno, criar uma reserva de emergência, desenvolver planos B, C e até D se preciso for para que nos momentos de turbulência possamos estar minimamente preparados para enfrentar o que virá. Seja qual decisão irá tomar, apenas não fique esperando achando que o céu azul vai durar para sempre.  

 Nesses últimos dias uma gama de decisões foi tomada, muitas dessas decisões extremamente desconfortáveis, a maioria sem dúvidas uma verdadeira “escolha de Sofia”. Escolhas essas que impactam diretamente a vida de um, dois, três ou milhares de pessoas ao mesmo tempo, decisões que sem dúvida numa balança pesariam mais que uma tonelada! Você consegue imaginar o quão difícil é para o empresário ter de tomar uma posição quanto ao que será feito com os seus estabelecimentos tendo de fechar por conta de uma pandemia, tendo de pagar funcionários e fornecedores, ter famílias inteiras dependendo de você? Ou então consegue se pôr na posição de um médico e pensar o que é ter de escolher quem vive e quem morre? 

 Você se vê capaz de tomar essas decisões? Na realidade, cada um tem o seu próprio mar, uns são mais brandos e a única decisão que precisam tomar é a de não sair de casa por exemplo, mas mesmo assim não o fazem, talvez seja muito confortável ter a ilusão de estar decidindo apenas por si mesmo e cair na besteira de achar que essa simples escolha não trará impactos maiores, tolo engano.

 É compreensível sentir-se desalentado nesse momento, ter pensamentos mais negativos, mas mantenha-se firme, tenha coragem de enfrentar todas essas ondas por maiores que elas sejam, no médio e longo prazo as coisas se corrigirão, se corrigirão por que você fará isso acontecer, você fará isso acontecer por que terá aprendido como fazer e terá aprendido como fazer graças a esse mar revolto que estamos enfrentando agora, mas segure-se na corda e fique firme, não desista, a praia está logo à frente e quando chegar nela dê-se os parabéns pelas decisões corretas que tomou e reflita sobre as escolhas erradas que outrora tenha feito, esse ensinamento vai valer demais. No mais, que o Senhor possa nos abençoar.      


Me chamo Rafael Silva Furtado,

Sou um administrador por formação e acredito ser um facilitador, sou apaixonado por aprender e por transmitir conhecimento.

Se possível, sigam o perfil, curtam e compartilhem, vamos dialogar e expor nossas ideias!

Até a próxima! 😉

Marcela Barreto

Planning | Analista de Planejamento de Demanda | Previsão de Vendas | Comercial | Supply Chain

4 a

“No médio e longo prazo as coisas se corrigirão, se corrigirão por que você fará isso acontecer” ;) Perfeito!

Raphaele Rodrigues

Engenheira de Produção| Analista de Projetos| Analista de Planejamento

4 a

Nossa Rafa, você como sempre se utilizando muito bem dos seus artigos para descrever como a sociedade se sente, e neste não poderia ser diferente. Realmente as vezes é necessário passar por algumas turbulências até encontrar a calmaria, pessoas importantes devem tomar decisões importantes nesse cenário e nós devemos nos utilizar da empatia para compreender . Independente de quanto tempo vai durar esse cenário, devemos agir com cautela e sabedoria e tirar o bom proveito disso tudo, mesmo qua não pareça ter, no final todas as coisas tem seu lado "menos pior", é só saber encontrar.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rafael Silva Furtado

  • É hora de se transformar

    É hora de se transformar

    Olá, tudo bem com você? Acredito que a imagem que você viu acima seja autoexplicativa, não é mesmo? Num momento como o…

  • Pandemia de Informações

    Pandemia de Informações

    Olá, tudo bem com você? Espero que na medida do possível você me responda que sim, confio que todos estejam lidando bem…

    2 comentários
  • Por que devemos dar valor?

    Por que devemos dar valor?

    Olá, tudo bem com você? Você já escutou aquela famosa frase de “só sabe dar valor quando perde”? Essa frase sempre é…

    5 comentários
  • O que você quer ser quando crescer?

    O que você quer ser quando crescer?

    Olá, tudo bem com você? Alguém já te perguntou alguma vez na vida o que você queria ser quando crescer? Melhor ainda…

    4 comentários
  • Não brinque de telefone sem fio

    Não brinque de telefone sem fio

    Olá, tudo bem com você? Você já parou para pensar no quanto de informação errada você escuta no dia a dia? Estamos no…

    2 comentários
  • Como gerir seu tempo

    Como gerir seu tempo

    Olá, tudo bem com você? Como você faz uso do seu tempo? Hoje a pergunta até parece um pouco simples, mas será que é…

    2 comentários
  • O sufocante excesso de burocracia e a falta de liberdade que nos asfixia

    O sufocante excesso de burocracia e a falta de liberdade que nos asfixia

    Olá, tudo bem com você? Deixe-me perguntar, você em algum momento de sua vida sentiu como se estivesse realizando uma…

    6 comentários
  • O que você tem feito para ser uma versão melhor de si mesmo?

    O que você tem feito para ser uma versão melhor de si mesmo?

    Olá, tudo bem com você? Hoje te convido a vir comigo e juntos vamos fazer uma reflexão sobre quais são as principais…

  • Reclamar vs murmurar: quando uma justa reclamação se torna um problema para todos.

    Reclamar vs murmurar: quando uma justa reclamação se torna um problema para todos.

    Olá, tudo bem com você? Venho fazendo essa reflexão há algum tempo e por meio deste texto te convido a fazer essa…

    8 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos