O marketing de influência sozinho, não faz verão.
Hoje, o marketing de influência é uma estratégia que está muito em alta. Por isso, diversas empresas buscam influenciadores para suas promoções. Entretanto, é preciso dar alguns passos sustentáveis antes - no planejamento de marketing; assim como entender que os creators são a ponta da cadeia de promoção.
Quando uma empresa nasce, é preciso nascer com ela o planejamento de marketing. Ele vai orientar as ações de vendas, promoções, produtos e até comunicação interna e treinamentos de equipe. A partir dele, vêm as estratégias de publicidade, que se desmembram em físicas, mídias tradicionais - TV, cinema, outdoor, etc. - e mídias digitais. Dentro das mídias digitais encontram-se os influenciadores. Então, para chegar até o marketing de influência, é necessário dar esses passos citados aqui, de forma sustentável e a longo prazo para obter êxito.
Nesse braço do marketing chamado marketing de influência, é necessário pensar bem na estratégia desejada também, pois isso não deixa de ser um tipo de campanha de promoção, seja ela de produto ou institucional. E toda promoção precisa ser bem estruturada, assim atinge o resultado esperado e não causa possíveis problemas. Por exemplo, há alguns anos, a marca de produtos tecnológicos Asus decidiu enviar um press kit para mais ou menos 300 creators brasileiros, para anunciar o lançamento de seu novo computador. Cada um recebeu uma caixa do equipamento e filmaria a cara de surpresa ao abrir o "presente" e falar bem dele. Entretanto, uma influencer muito conhecida publicou que não fazia sentido receber uma caixa vazia. Imagina fazer propaganda de algo que você nem experimentou?
Então, é preciso ficar sempre atento ao planejamento de marketing, que vai orientar a direção a ser seguida - buscando ações que se sustentem. E, já com a direção ajustada, utilizar marketing de influência é uma boa opção. Afinal, este é um braço do marketing e, por isso, sozinho não faz verão.