O Medo de ser Mãe
O medo que ninguém fala, mulheres-mães inseridas no mercado de trabalho, quase nenhuma conversa nas salas, nos encontros do trabalho, nos one- one, na vida real.
Um medo avassalador, um dos sentimentos mais silenciados nos últimos tempos, o fato é que muitos tabus já foram quebrados, mas ainda existe uma grande parte de gestores que não validam a maternidade, que não reconhecem a participação fundamental da mulher no mercado de trabalho e muito menos conversam sobre a maternidade com suas pessoas.
A falta de acolhimento e muitas vezes a discriminação é percebida em vários setores, a equidade de gênero precisa ser visto como um desafio organizacional, o que infelizmente ainda não acontece.
Segundo o IBGE, 86% das mulheres sonham em ser mães, mas ainda não enxergam o seu espaço, principalmente pela insegurança e medo de perderem seus empregos. A maternidade é peculiar, mas não é inapropriada, é muito necessário que as organizações criem espaços e canais seguros para falar sobre o tema.
Líderes, conversem com suas pessoas, considerem pontos importantes para a empresa mas também estejam atentos a necessidade daquela fase, esse é o melhor plano, é assim que se busca desenvolvimento colaborativo.
É natural ser mãe, é natural falar sobre filhos, é natural precisar chegar mais tarde para ir ao médico, falar sobre os planos, sobre as mudanças na rota, isso é a vida real.
Mulheres, não negligencie seus sonhos, gestores, não comprem negligência de um mercado ultrapassado.
Ainda temos um longo caminho pela frente!
Até breve 👋🏼