O Melhor de Cada Um (Liderança)

O Melhor de Cada Um (Liderança)


Um carregador de água levava todos os dias dois potes grandes pendurados em cada ponta de uma vara. Um dos potes tinha uma pequena rachadura, e chegava apenas com metade da água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do senhor do carregador. E assim foi por dois anos; diariamente, o carregador entregava um pote e meio de água na casa de seu senhor.

Por isso, enquanto o pote perfeito sentia-se orgulhoso de suas realizações, o pote rachado sentia-se envergonhado por sua “imperfeição” que o levava a entregar apenas metade do que era esperado.

Um dia, o pote rachado disse ao carregador, à beira do poço:

– Quero lhe pedir desculpas porque nesses dois anos só fui capaz de entregar metade da minha carga. Por causa disso, mesmo tendo todo esse trabalho, você não ganhou o salário completo pelos seus esforços.

O carregador apenas acenou com a cabeça, e no caminho para a casa do seu senhor, disse ao pote rachado:

– Você notou a quantidade de flores que existem pelo caminho? Percebeu que, dia a dia, enquanto caminhávamos, era você quem as regava? E por isso, por dois anos pude colher essas flores lindas para ornamentar a mesa do meu senhor? Se você não fosse do jeito que é, ele não teria tanta beleza para dar mais graça à sua casa.

"Umas das competências mais importantes, e talvez mais complexas na liderança está em identificar e extrair o melhor de cada um, já que, pra que isso aconteça, é preciso aproximar-se das pessoas, conhece-las verdadeiramente, demonstrar interesse genuíno por elas, e estar disposto a trabalhar para desenvolvê-las. O cérebro humano tem uma tendência natural de dar mais atenção e potencializar as coisas negativas e, por isso, temos uma certa propensão a enxergar mais os pontos fracos e limitações das pessoas, do que suas potencialidades. Isso também faz parte daquilo que chamamos de “viés inconsciente”; em 1/20 de segundos, o cérebro forma sua opinião sobre algo ou alguém, Todas as pessoas, incluindo você e eu, têm limitações em certas áreas, mas também são muito boas em outras. Por isso, é muito importante compreender que não existe “saber mais” ou “saber menos” (exceto o saber técnico, disponível a todos), mas apenas “saberes diferentes”. E quando o líder passa a ter essa compreensão, dispondo-se a dedicar tempo para conhecer mais sobre os “saberes diferentes” das pessoas, dá início então à jornada que lhe permitirá obter o melhor de cada um."

Que Deus na sua infinita sabedoria nos de a cada dia discernimento para que possamos desenvolver cada vez melhor o ser humano profissional para compor este mundo corporativo apaixonante que vivemos..

Abraços amigos lideres e administradores...

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos