O melhor presente é o seu posicionamento!
Hoje é o Dia Internacional da Mulher! Hoje é também o meu aniversário e, diga-se de passagem, aniversariar numa data como essa é uma honra!
Não tenho medo de assumir nesta rede profissional, cujo foco é o networking, que sou feminista e ativista da luta pela igualdade de gênero. Hoje vocês entendem o porquê: eu nasci no Dia Internacional da Mulher. Então, desde pequena eu busquei entender o que essa data significa (e isso levou anos!).
Antes de prosseguir com esta reflexão, deixo aqui meu artigo sobre o histórico político e de lutas intensas do Dia Internacional da Mulher:
A luta pelos direitos femininos está intimamente ligada à busca por melhores condições de trabalho e nasceu junto aos movimentos operários do século XIX. Ao contrário do que muito se conta por aí, foram quase dois séculos de luta árdua. Mulheres assumindo a linha de frente por seus direitos e uma sociedade menos injusta.
Pois bem. Pouco mais de dois séculos se passaram e cá estamos, 2021. Muito foi conquistado, certo? Gratidão a todas essas mulheres que nos deixaram esse legado menos desigual. Porém, o meio corporativo ainda é palco de desigualdades absurdas, tanto de gênero quanto raciais.
Temos belíssimas campanhas de marketing, empresas que se posicionam muitíssimo bem sobre as pautas identitárias e novas narrativas estão sendo construídas. MAS...
Ainda nos deparamos com a desigualdade de salários, com termos de escolher entre sermos mães ou mulheres de negócio, constantemente temos de desviar de assédios morais e sexuais, convivermos com olhares tortos dos colegas quando nos destacamos (pois logo atribuem nossa capacidade a algo sexual). E por aí vai.
Podemos votar, temos mais direitos, mas ainda não é suficientes, sabe? E isso do ponto de vista de uma mulher branca. Imagine a vivência das mulheres pretas, indígenas, deficientes ou trans?
Então, o melhor presente que vocês podem nos dar neste dia (e em especial a mim, pelo meu aniversário) é - além do respeito - O POSICIONAMENTO. Sejam chefes que incentivam mulheres a liderar. Sejam homens de negócios que deixem mulheres falarem. Sejam jornalistas e publicitários que não sexualizam a nossa imagem para vender um produto ou uma ideia.
E quando presenciarem uma mulher sendo vítima de algum tipo de assédio ou situação constrangedora, NÃO SE CALEM! Esse é o melhor presente que vocês nos dão nesta data tão importante!