O Mercado Base
Já falei tanto aqui sobre a importância de construir listas, ter assertividade comercial, qualificar as mesmas, as funções de pré-vendas e fechamento, mas e aí, preciso ter uma equipe disso, investir, para só colher lá na frente o resultado da minha máquina de vendas?
Não…
Se eu te falar que a gente tem mercado mais que suficiente para começarmos e já vermos resultado no curto prazo, você acreditaria em mim?
E sem custo inicial, apenas do seu tempo?
Pois é, mas é verdade, eu juro. Quer saber como?
Pelo seu mercado de relacionamento.
Então, para você começar e ter sua primeira lista de prospecção, lá vai a dica. Pegue todo mundo que você conhece, todo mundo mesmo, amigo de LinkedIn, Facebook, lista de celular, enfim. Se você descer a barra de rolagem do seu celular vai ficar surpreendido com quantas pessoas conhece.
Coloque todo mundo nessa planilha e preencha as colunas de Onde Conhece? / Nome / Sobrenome / Celular / E-mail / Empresa / Segmento / Cargo / Grau de Intimidade (A/B/C) / Pessoa-chave (A/B/C)
Não crie filtros de cabeça antes da hora, para você não se sabotar e acabar deixando de colocar oportunidades que valeriam a pena desdobrar.
Outra dica importante é que é mais importante ter tudo preenchido do que muitos nomes com muitas colunas vazias.
Dá trabalho, ok? Mas vai valer a pena, acredite.
Com o seu mercado base em mãos, agora está na hora de criar planilhas de prospecção.
E, para isso, é fundamental que você tenha domínio do seu perfil ideal de Cliente. O segredo está nos detalhes.
Quer dizer, não adianta você pensar assim:
- Aah, agora eu vou construir minha máquina de vendas e ter uma receita previsível no meu negócio, daí você contrata as ferramentas, faz os fluxos, cria as listas…
...Mas não se atenta nas listas que cria, coloca pessoas que não são seu perfil de Cliente, cria fluxos errados para as listas…
Tem um amigo que trabalha com Digital também e me disse algo uma vez que concordo muito.
Se você não acertar esses detalhes que são cruciais no seu negócio, basicamente o que você está fazendo ao automatizar seu processo de vendas é escalar a cagada. Desculpa a sinceridade, rs...
...Agora muito mais gente vai ouvir de você. Gente errada, que não tem nada a ver com o perfil que busca, enfim, vai ser uma trabalheira louca com resultado muito pequeno.
Então, segredo. Foque nisso!
Pois aí, com a lista que você se desdobrou para montar, fica mais fácil criar várias planilhas de prospecção.
Então, que planilhas de prospecção posso criar? Vamos lá!!
- De acordo com um segmento de interesse seu;
- Ou de acordo com Clientes perdidos do passado que você marcou ali no “Onde Conhece?”;
- Ou pessoas próximas a você que você marcou com A/B no grau de intimidade e são suas Personas;
- Ou pessoas-chave que você marcou com A/B e são influente no mercado, então você pode até trabalhar um pedido de recomendação ativa (ainda vou falar disso)...
Nossa, tem tanta possibilidade.
O fato é que para cada lista de prospecção, claro, você precisa de um fluxo de contato diferente, não é verdade? Mais uma vez, o segredo está nos detalhes!!
Quer dizer, você não vai falar com um Cliente perdido para uma ação de retomada, da mesma forma que uma pessoa que é do segmento de mercado que você quer fazer uma prospeção, mas não te conhece ainda. Certo?
Espero que tenha gostado da dica para já implementar no seu negócio e ver os resultados.
Pode apostar, funciona muito bem, ainda mais seguindo passo a passo que falei!