O meu é maior do que o seu – II : o medo das grandes agências

O meu é maior do que o seu – II : o medo das grandes agências

É senhores, tem tempo que não escrevo por aqui. Por falta de tempo, em virtude dos muitos projetos (UEBA!!) e por falta de inspiração (aaaaahhhhhhh): a imersão em determinados temas acaba limitando o olhar para o lado. Vou me redimir. ;)

Mas cá estou eu de novo. E para escrever sobre o post de um amigo que eu absolutamente quase enfartei ao ler. Segundo ele contou, ele e um amigo, executivo de uma grande agência de publicidade, se ressentiam de várias vezes entrarem em uma sala de reunião e além deles, enormes e poderosos, encontrarem pequenas agências e ambos disputando o mesmo job/conta.

Para justificar este pensamento coisas como “se tiver um cliente que precisa relacionar com diversas áreas, como faz?”, “se compara agência gigante com pequena, ele (cliente) não sabe o que quer!”, "às vezes precisa usar um martelo, outras um trator" e por aí vai.

Ora façam-me o favor!!! Em pleno século XXI, ainda achamos que tamanho é documento? E ainda mais entre agências de publicidade?! Será que nada foi aprendido depois de tantos anos e tantas inovações que surgiram numa garagem ou numa mesa de bar?! Quantas startups morreriam se fossemos pensar assim?!

Meu pensamento sobre o tema: medo. As grandes estão tremendo. As mudanças que estamos vendo diariamente nos mercados de tecnologia, financeiros, serviços e tantos outros, está chegando no mundo da publicidade. Pequenas agências com mais expertise técnica, com mais empatia com o cliente, com mais "sangue nos olhos" e mais assertividade. E as grandes, começam a se sentir ameaçadas.

As pequenas agências são mais ágeis, por vezes muito mais criativas e conseguem reconstruir caminhos e alternativas que as grandes não enxergam. Não por incompetência, mas por incapacidade de mudar internamente as coisas e os seus processos, quiçá os dos clientes.

Muitas das pequenas agências são formadas por super profissionais que vieram das grandes agências e/ou de clientes e que não aguentavam mais repetir modelos, sabidamente não tão eficientes e, num ato de coragem, e loucura, resolveram empreender no Brasil. E isso não tem preço.

Mas as grandes não devem temer tanto assim. Os clientes igualmente grandes e com aqueles hábitos de pagar 90/120 dias úteis depois do serviço entregue, não conseguirão contratar estas pequenas. As pequenas não possuem esta flexibilidade no fluxo de caixa para encaixar estas contratações, um tanto ou quanto, muito, absurdamente, leoninas. Desta forma, estes clientes são de vocês, grandonas. No maior amor! ;) As pequenas abrem mão tranquilamente deles.

Agora, os clientes, sejam de que tamanho forem, que enxergarem os benefícios de ter agências pequenas, muitas vezes trabalhando em conjunto, sob uma estratégia clara desenhada a “n” mãos e em conjunto com o cliente, serão os clientes que darão o próximo passo na evolução e, claro, nos seus resultados.

Ouvi de um cliente certa vez: "Cara, eu prefiro que minha agência de marketing faça o trabalho dela, me atendendo nas demandas, antecipando outras, me mostrando caminhos e tudo isso com um preço justo, do que que me pague almoços caros e me convide para eventos internacionais, mas que eu teria que ficar supervisionando e mostrando como fazer. Se o resultado for bom, eu faço questão de pagar o almoço!!!!"

E puxando ainda mais a sardinha para o meu lado acessem: www.sherlockdigital.net . Somos pequenos, mas limpinhos e sabemos exatamente o que estamos fazendo. Precisa de alguma coisa? A relação com sua agência está em crise?

Entre em contato! Vamos marcar um café (você paga, hehehe) e dar o próximo passo, juntos!! ;)

PS.: um amigo e casualmente primo me enviou. "consta que Wernher von Braun teria comentado, em relação ao pouso da Apollo 11 na Lua: "Se nosso grupo fosse maior, teríamos fracassado".


Marco Campos

Direção de Arte | Design Estratégico | Design de Apresentações

7 a

Rodrigo Thedim concordo plenamente com você: tamanho não é documento, mas eficiência sim. Artigo inspirador para os pequenos grandes empreendedores do setor. Abraços!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos