O Mito da Transformação Digital
A transformação digital está impactando empresas e pessoas tanto quanto Big Data - novas tendências e novos métodos de se ver o mundo por conta do universo digital que se abre violentamente à nossa frente. Minha pergunta de hoje é: Será que isso é tão novo assim?
A resposta como sempre é um grande e colossal NÃO - adotar ferramentas e processos digitais deveria ser o próximo passo em toda a empresa, que muda sua atuação dos ambientes formais de trabalho para adotar uma cultura digital, muito mais simples e ágil que métodos tradicionais - temos dados, aplicativos, serviços em nuvem, dispositivos móveis, enfim coisas que simplificam nosso trabalho e nos dão agilidade para trabalhar melhor e equilibrar vida e negócios.
No entanto, basta pararmos para pensar e vamos concluir rapidamente que a tal evolução natural não aconteceu porque evitamos aceitar mudanças em nossa forma de trabalhar, ao mesmo tempo que boa parte das empresas se recusa a modificar seus métodos de trabalho na velocidade e urgência necessárias - usamos o moderno do jeito antigo - totalmente inútil. A resposta para empresas melhores, mais ágeis e mais competitivas passa pela transformação digital, desde que precedida por uma melhoria de processos de negócio que a permita evoluir.
Bom, eu sei que conselho se fosse bom era vendido, não dado, mas aqui vai um conselho baseado em experiência: Antes de abraçar qualquer mudança - digital ou analógica - reveja seu ambiente de trabalho, livre-se dos métodos que geram despesas desnecessárias ou tenham problemas de desempenho, acabe com os castelos de informação - esta não é pertence a A ou B ,mas à empresa como um todo; reveja seus processos a fundo e acabe com aquilo que atrasa seu negócio, sem fazer apenas uma mera mudança de cadeiras mas causando impacto e dando mobilidade a todos os setores da organização. Reveja seus custos, mas à luz daquilo que é relevante - melhore, simplifique e evolua - ou corra o risco de parar no meio do caminho. A todo momento vemos grandes organizações naufragarem e pequenas empresas dominando o mercado, e a maior razão disso é agilidade. Abrace o novo, melhore o que já é bom e olhe para o futuro com o melhor de cada mundo; não discrimine e aceite apenas mudanças que vão fazer sua empresa realmente melhor. Isso é transformação.
Nota Legal: Todas as opiniões emitidas em meus artigos são de minha inteira autoria e responsabilidade, em nada representando meus empregadores ou qualquer outra empresa/afiliação ou entidade. São o resultado de minhas experiências profissionais e de coisas que eu gostaria de ver em um ambiente moderno, realmente competitivo e acima de tudo, criativo e evolutivo a partir do bom uso da informação.
Meu nome é Marco Aurélio Cavalcante Ribeiro e atuo como administrador e arquiteto de dados desde 1984, tendo participado de projetos nas esferas públicas e privadas desde então.