O Modelo Preditivo de Gestão de Projetos “morreu” ? Claro que não. Veja o que o PMI fez.

O Modelo Preditivo de Gestão de Projetos “morreu” ? Claro que não. Veja o que o PMI fez.

Muitos dizem que os Projetos baseados nos modelos de gestão preditivos (tradicionais/cascata) já é “coisa” do passado e que agora “tudo é ágil”.

É inegável que as abordagens ágeis são muito importantes (e produtivas) principalmente para determinados tipos de projetos como por exemplo no desenvolvimento de software. Mas os modelos chamados tradicionais de gerenciamento de projetos, aqueles que partem de uma abordagem de escopo previamente definido e que necessitam de prazos e custos antecipadamente estimados é e continuará sendo (muito) utilizado.

Não à toa que o PMI acaba de lançar o Process Groups – A Practice Guide, uma referência que replica exatamente os 5 Grupos de Processos e os 49 Processos que existem na Versão 6 do Guia PMBOK. Desta forma o PMI posiciona o Novo PMBOK 7ª edição como referência (master) como bastante foco para os 12 princípios e 8 domínios necessários para o Gerenciamento de Projetos, o Agile Practice Guide como fonte para abordagens ágeis e agora o Process Groups Practice Guide como referência para projetos preditivos.

O que muito temos visto no mercado para todos os tipos de projetos, sejam de tecnologia, engenharia e outros são abordagens que mesclam tanto o modelo tradicional (preditivo) de gestão juntamente com as boas práticas usadas em modelos ágeis. A esta mescla chamamos de Modelo Híbrido de Gerenciamento de Projetos.

Qual a sua opinião ?

Marcos Pires, PMP®

Prof. Dr. José Bezerra da Silva Filho

Mentor de Carreira | Educador Financeiro |Professor | Gerente de Projetos |Palestrante|

2 a

Parabéns

Gledson Santos .

Gerente Operacional Construção e STC na EDP Brasil

2 a

Não somente continuam muito empregadas as técnicas preditivas, quanto é necessário tomar muito cuidado para a aplicação do termo "ágil" em muitas empresas. Atualmente, o termo "ágil" vendo sendo utilizado de forma inadequada e indiscriminada. O ágil passou a ser associado à entregas "rápidas", em muitas situações, de gestão de processos e atividades, somente. Atropelando-se, sem o menor pudor, sua essência, pilares e valores.

Carla Caballero

Diretor Comercial na Origins Controls

2 a

Amo um projeto combinado com metodologias ágeis. É um combustível...

Everton Bastos, PMP

Project manager PMP, MBA, Project Development

2 a

Muito importante as práticas de referencia serem atualizadas, mas lembrando sempre que os projetos são únicos e características que dependem do mercado de atuação e dos stakegoldera envolvidos. Experiência, bom senso e comunicação com todos os envolvidos nunca estarão fora das melhores práticas. Obrigado pelas atualizações, Marcos Pires !!

Bianca Pires

Coordenadora de Vagas na PROJETIZADO Jobs

2 a

O PMI ajustando suas referências ... Marcos Pires, PROJETIZADO

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos