O MONSTRO DA PROCRASTINAÇÃO
Começo esse artigo com a seguinte mensagem de um primo “Aguardamos o segundo passo.” E isso me fez refletir que tão importante quanto o primeiro passo, são os próximos passos. O grande desafio é manter a disciplina e a consistência para realizar aquilo que realmente importa.
Existem várias ferramentas e técnicas para alcançar os seus objetivos, porém de nada vai adiantar todo esse arsenal, se você não saber lidar com uma criaturinha – A PROCRASTINAÇÃO. Ela a princípio parece pequeninha e bonitinha, porém pode se multiplicar assustadoramente e depois de vários likes e visualizações, o seu Mogwai pode se transformar em Gremlins sem controle.
A analogia com o grande clássico dos anos 80, é porque no nosso dia a dia adiamos as tarefas importantes, e preferimos alternar para atividades mais prazerosas, como ver quantos likes recebi na última foto postada no Facebook, pular nos grupos pessoais do WhatsApp ou ver aquele vídeo engraçado do Porta dos Fundos no Youtube. E o saldo no final do dia é que fizemos várias atividades de ocupação e nenhuma de produção, e a criaturinha inofensiva se transformou no Monstro da Procrastinação.
Nesse mundo, segundo Gerônimo Theml (autor do best-seller “Produtividade Para Quem Quer Tempo”), existem dois tipos de tarefas: as de ocupação e as de produção. A primeira é basicamente “secar gelo”, muitas vezes precisam ser executadas, mas não fazem a vida progredir na direção que queremos. A segunda são aquelas que nos levam na direção da construção dos nossos objetivos e sonhos.
A procrastinação pode ocorrer quando você não possui clareza das metas, e desta maneira, qualquer tarefa pode ocupar o seu tempo. “E quando não sabemos para aonde vamos, qualquer caminho serve - Gato Risonho de Alice no País das Maravilhas”.
Outra forma de adiarmos as execuções, é quando surge uma tarefa muito importante, porém ela é um enorme Sapo Gordo. A presença dele nos incomoda e passamos longe de iniciar a bendita tarefa, e quando ocorre a mudança de status - de importante para urgente (ver artigo "O QUE PRIORIZAR PRIMEIRO?") - não tem como escapar do cortisol (hormônio do estresse).
Algumas técnicas para vencer a procrastinação:
- Dividir sua grande meta em partes menores, como diria Jack “Vamos por partes”;
- Quick Wins (vitórias rápidas): iniciar pelas tarefas importantes de execução fácil;
- Começar com o Sapo Maior: iniciar pelas tarefas importantes mais difíceis;
- Efeito Doberman: corra para fazer suas tarefas importantes, pois existe um cachorro raivoso atrás de você.
E podem perguntar, qual é a melhor técnica, qual eu posso usar? E a reposta é simples: somos seres humanos e não robôs, escolha uma técnica e teste, aquela que lhe trazer o melhor resultado, é a melhor para você.
E aproveitando as festas de final de ano.
Que 2018 seja um ano cheio de novos desafios e evolução. E é claro, cuide bem do seu Mogwai :) !
Grande abraço.
Cleverson Ferla