O Mundo é Louco?
Remexendo em uns papéis antigos, encontrei este texto que escrevi em 2002. Reproduzo na integra já que o mesmo continua atual. Podem mudar os exemplos, mas o conceito continua valendo. Triste é perceber quão pouco mudou nestes últimos quinze anos.
Nunca me achei um primor de sanidade sob qualquer ponto de vista. Por mais estranho que possa parecer para o resto do mundo, sempre encontrei certa lógica nas minhas ações, escolhas, opções e caminhos que tomei. Justamente por isso, a cada dia que passa fica mais difícil ler o jornal, assistir TV e fazer as coisas simples do dia a dia.
Leio sobre Arafat cercado por tanques, encurralado numa sala sem água, luz e comunicação. Assisto ao vivo, via satélite o general Collin Powel dizer que os EUA apoiam o direito de Israel de se defender de seus agressores. Vejo o Sharon citar o direito de Israel existir e falar sobre a resolução da ONU que lhe garante tal direito e na mesma frase sem espaço para a vírgula exigir que Arafat pare com os ataques terroristas. Ai eu paro e penso: será que só nos meus livros de história veio a anotação de que na mesma resolução em que a ONU declarou que os judeus tinham direito ao seu estado, o mesmo direito era concedido aos Palestinos? Será que só eu percebi o pequeno problema criado ao encurralar o Arafat numa sala e pedir para ele “controlar o seu povo”? Assisto a isso tudo na TV, leio o jornal e pergunto: O mundo é louco?
Como você se sentiria se morasse no deserto, e todo dias tivesse que gastar de 3 a 6 horas para chegar ao seu subemprego que quando muito fica a 20 ou 30 km de sua casa? Ter o acesso à água controlado por terceiros e podendo ser cortado a qualquer momento sem explicação? Ter seu “lar” atrás de muros e cercas de arame farpado em prédios decadentes. Você não ficaria revoltado? Eu ficaria. Aliás no canto da mente será que eu sou o único que já viu um filme com enredo similar a coisa de 60 anos atrás? Será que eu é que sou louco?
Por falar em loucura, outra coisa que eu tenho dificuldade para entender (caso alguém possa me ajudar, agradeço de antemão) é o seguinte: outro dia ouvi num noticiário, e não tenho certeza da veracidade dos números, que o conflito do Oriente Médio nos últimos 20 anos havia sido responsável por aproximadamente 20.000 mortes. Número trágico, sem sombra de dúvida. Mas não assusta mais saber que em menos de seis meses mais de 1 milhão de pessoas foram mortas em Ruanda? Apesar disso, qual dos dois é assunto? O mundo é louco?
Poderia passar horas, dias, quem sabe meses dando outros exemplos. Quando paro para pensar um pouco minha mente se vê repleta de exemplos que confirmam a loucura reinante no mundo e indiretamente decretam minha sanidade. Feliz, por finalmente estar próximo da sanidade percebo o toque sútil do amigo Murphy: se ser louco num mundo são é ruim, imagina ser são num mundo louco.
Produção executiva de eventos | Live Marketing | Consultoria |
7 aMuito bom, vale a reflexão em dias tão próximos do caos, parabéns pelo texto!