O mundo em constante urgência

O mundo em constante urgência

Já percebeu que com a chegada da internet tudo começou a ficar mais imediato? Temos tudo na palma da nossa mão… mas, se uma coisinha demora minutos a mais para ser resolvida, já ficamos de saco cheio, pois temos pressa de terminar. O imediatismo pode ser encontrado em todos os lugares, na internet e até no trabalho.

O imediatismo: a pressa constante

Sabemos que fora da internet, continuamos sendo imediatistas e temos pressa para resolver tudo no mesmo minuto em que um problema aparece.

A verdade é que o imediatismo gera pessoas ansiosas, já que tudo é para ontem! Além de ansiedade, desenvolve alto nível de consumo e dificuldade de lidar com frustração.

Em relação ao consumo, acredito que as pessoas que sofrem de imediatismo tem uma constante tendência de cair no gatilho mental da escassez, já que o produto teoricamente está acabando e se você não comprar AGORA, não terá outra chance.

E já a dificuldade de lidar com problemas, se dá ao fato de que se algo deu errado, poderá não conseguir fazer de novo, ou então ao tentar recomeçar, estará tão esgotado de ter feito rapidamente, que lhe falta força para continuar, gerando uma enorme frustração.

Podemos ver que o imediatismo está em todos os lugares para pessoas que não conseguem desacelerar.

E você? Já parou para notar as coisas que não têm paciência de esperar? E por que você não tem paciência?

Ansiedade organizacional: o imediatismo nas empresas

Já ouviu falar desse termo “ansiedade organizacional”?

Ansiedade organizacional pode ser definida como uma empresa que está sempre em emergência, ou seja, está sempre apressando os colaboradores a realizar as tarefas, ou então precisam resolver problemas e atividades surpresas em pouquíssimo tempo.

Esse tipo de estresse em empresas é até que bem comum, principalmente em negócios em que os líderes e supervisores não possuem planejamentos ou estipulam datas.

E vale lembrar: todas as pessoas têm um ritmo de trabalho, e sendo assim você tem que se adequar ao tempo delas, assim como elas também devem se adequar ao seu, gerando um prazo que fique confortável para ambas as partes.

De acordo com uma pesquisa feita pela International Stress Management Association (Isma – Brasil), cerca de 90% dos colaboradores de empresas do no Brasil têm pelo menos um sintoma de ansiedade e/ou estresse (até meados de 2019).

É por isso que é tão importante adequar o ambiente de trabalho, para que seus colaboradores tenham vontade de estar lá. Além disso, organizar horários e dias de entrega de atividades é uma solução que todas as empresas devem aderir.

Redes sociais e a validade de notícias

Como já citado, essa coisa de imediatismo apareceu com a internet, principalmente com a tendência de perguntar ao Google e ter uma resposta instantânea. E outra coisa: já notou que se um site demora mais do que 3 segundos para carregar o conteúdo, desistimos e procuramos outro site que realmente atenda as nossas dúvidas de forma instantânea?

E por causa dessa impaciência que as coisas tem se tornado cada vez mais e mais aceleradas, mas por que temos tanta pressa?

Entrando no assunto das redes sociais, podemos falar um pouco sobre o Twitter (e nesta temática também se encaixam o Instagram e Facebook).

O Twitter é a rede mais imediatista de todas. São milhões e milhões de Tweets por segundo e é impossível de acompanhar tudo. A rede é uma grande fonte de notícias, mas quem dita o que é relevante ou não são os Trending Topics, ou seja, aquilo que as pessoas mais estão falando no momento. Mas como eu disse, um momento passa muito rápido, e os assuntos vão sendo substituídos por outros em uma escala infinita, já que o Twitter está longe de um dia ficar inativo.

A validade de um post dura o segundo que você desliza o dedo na tela.

Pessoas imediatistas também se encaixam nas redes, como a vontade de postar tudo o que faz a todo momento. Se alguém que postou uma foto sobre o seu trabalho, o imediatista sente que também deve postar. E se não há nada para compartilhar na rede, se sente inferiorizado.

O Journal of Social and Clinical Psychology, em 2018 realizou uma pesquisa e mostrou como as redes sociais têm causado ainda mais intensidade em sintomas de ansiedade e até depressão.

Isso só nos mostra que devemos cuidar de nossa saúde mental e começar a mudar os hábitos.

Como deixar de ser imediatista

Não é uma tarefa fácil, mas não é impossível. Para desacelerar é preciso abandonar os costumes de tentar resolver tudo de forma rápida, e também segurar um pouco a vontade de sair comprando tudo o que vê, achando que não terá outra chance (e sabemos que vai ter outra chance, então dá uma folga para o bolso também).

Para começar o processo você deve começar a se conhecer, saber o por que quer fazer tudo rápido, por que se sente pressionado a postar nas redes e etc. Comece a responder essas perguntas num bloco de papel, e sempre que se sentir com vontade de acelerar sem motivo algum, pare, pense a respeito e tente se acalmar.

Além disso, se conhecer é um processo longo e pede essa paciência que está tentando adquirir.

Deixar de ser imediatista é um trabalho que só você pode fazer.

Uma boa prática para relaxar é tentar fazer meditação ou qualquer atividade que te desligue por alguns minutos. Uma auto hipnose para dar um pause, ou escutar uma música tranquila. Faça qualquer coisa que te desacelere e que te faça bem.

E em relação às redes: não é proibido postar, mas para isso, experimente curtir o momento para depois mostrar para as pessoas. Já imaginou que chato seria viajar para um lugar e ficar o tempo todo pensando “tenho que tirar foto de tudo e postar”? Acredite, os momentos passam rápido, e a vida é feita desses momentos. Lembre-se: #ViveDepoisPosta.

E se o seu trabalho sempre está em ansiedade, experimente ser proativo e comece a criar uma agenda de prazos e horários para a entrega de atividades. Assim tudo poderá ser feito com calma e até seja feito com muito mais dedicação.

Pergunta para reflexão: Já pensou como seria difícil ter contato com as pessoas se ainda usássemos cartas? Como você lidaria com isso nos dias de hoje?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos