O mundo em transformação: as startups mais valiosas em 2023, saúde mental na Europa e oportunidades globais para PMEs

O mundo em transformação: as startups mais valiosas em 2023, saúde mental na Europa e oportunidades globais para PMEs

Iniciamos esta edição com uma análise do panorama das startups mais valiosas do mundo em 2023. Consulte o infográfico que apresentamos para identificar quais são as empresas que estão na vanguarda da inovação. Também abordamos a temática da saúde mental na Europa no nosso mais recente artigo, disponível no blog da Inodev, onde pode perceber de que forma as preocupações com o bem-estar mental estão a moldar as comunidades.

Por fim, estamos entusiasmados por anunciar a abertura das candidaturas para o Portugal 2030 - o Apoio para Operações em conjunto para promoção da internacionalização das PMEs. Descubra como a sua empresa pode beneficiar desta iniciativa e trilhar o caminho para o sucesso global.

Boa leitura!


As startups mais valiosas do mundo em 2023

De acordo com a lista de unicórnios elaborada pela CB Insights, a ByteDance mantém-se como o unicórnio mais valioso do mundo pelo segundo ano consecutivo. A ByteDance é uma empresa chinesa especializada em inteligência artificial e media, fundada em 2012 e sediada em Pequim. Esta big tech gerou receitas de 80 bilhões de dólares no ano passado, sendo o seu principal produto o TikTok e este ano gerou cerca de 225 bilhões de dólares.

A SpaceX ocupa a segunda posição, avaliada em 150 bilhões de dólares. Esta é a empresa unicórnio mais valiosa dos Estados Unidos, fundada pelo segundo homem mais rico do mundo, o empresário Elon Musk.

Uma empresa que registou uma ascensão rápida na lista foi a retalhista de moda chinesa Shein, avaliada em 66 mil milhões de dólares, ocupando agora o terceiro lugar na lista das startups mais valiosas do mundo em 2023.

Apenas uma empresa da lista das oito startups mais valiosas do mundo não pertence nem aos Estados Unidos nem à China. Estamos a falar da Fintech Revolut que pertence ao Reino Unido e ocupa o sexto lugar na lista acima. A maioria dos unicórnios continua concentrada nos Estados Unidos e na China.

Segundo a CB Insights, existiam mais de 1200 unicórnios, ou seja, empresas avaliadas em 1 bilhão de dólares ou mais, em todo o mundo até outubro de 2023. Cerca de 40 delas são decacórnios, avaliadas em 10 bilhões de dólares ou mais, como a OpenAI, o Discord e o Reddit. Empresas como ByteDance e SpaceX, por sua vez, são hectocórnios mundiais, avaliadas em mais de 100 bilhões de dólares.


No blog - Saúde Mental na Europa: onde estamos?

Nos últimos anos, a Europa tem tido um aumento significativo na consciencialização e no tratamento da saúde mental. Isso é resultado de uma combinação de fatores, incluindo o reconhecimento crescente da importância da saúde mental, uma mudança na atitude da sociedade em relação às doenças mentais e investimentos significativos em serviços de saúde mental.

Esta semana, a nossa consultora Letícia Quental traz um artigo sobre saúde mental na Europa para o blog, com dados interessantes sobre como esta questão tem afetado a população europeia. Leia no blog da Inodev:


Estão abertas as candidaturas para o PORTUGAL 2030!

Estão abertas as candidaturas para o Apoio para Operações em conjunto para promoção da internacionalização das PME, que visa promover o conhecimento dos mercados externos, a prospeção e presença em mercados internacionais e a dinamização de ações de promoção e marketing internacional até ao dia 31.01.2024 às 18h.

Os beneficiários deste apoio são as pequenas e médias empresas em Portugal Continental, nomeadamente associações empresariais, câmaras de comércio e indústria, agências regionais de promoção turística e outras entidades não empresariais do Sistema Nacional de I&I.

Para se candidatar ao apoio para operações em conjunto para promoção da internacionalização das PME com a Inodev! Inscreva-se no link para saber mais sobre todas as informações necessárias para o processo:


Ajude-nos a melhorar nossa newsletter

Estamos sempre à procura de aperfeiçoar a nossa newsletter, e para isso, contamos com a sua colaboração. Queremos saber o que mais lhe interessa e o que o motiva a abrir cada edição da nossa newsletter. Por isso, convidamo-lo(a) a participar no nosso breve questionário de satisfação.

Fique à vontade para deixar a sua opinião sobre a nossa newsletter e também para sugerir conteúdos que gostaria que fossem abordados, como uma temática ou uma sugestão de entrevista. Queremos tornar esta newsletter cada vez mais colaborativa!

Clique no link para compartilhar a sua opinião connosco:

Estamos ansiosos para ler as suas respostas e tornar esta experiência ainda melhor!


A nossa newsletter termina por aqui, no entanto, se deseja manter-se atualizado(a) sobre as novidades relacionadas com inovação, tecnologia e atualidades e saber mais sobre o trabalho da Inodev, continue a acompanhar a nossa publicação mensal.

Siga também o nosso perfil do Linkedin e o nosso Instagram para mais novidades.

Até à próxima!


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos