O mundo mudou e você também mudou, é nítido. E agora, o que você deve fazer com isso?
Com todas as mudanças que estão ocorrendo no mundo, as carreiras e formas de trabalho estão sendo muito impactadas gerando possibilidades diferentes do padrão “CLT” ou “Empreendedor”. Novos formatos surgem e com eles possibilidades para que as pessoas encontrem um modelo que esteja mais alinhado com o que são e gostam.
Ao mesmo tempo, existe um movimento quase silencioso de mudanças internas que vem acontecendo com as pessoas. Eu chamo até de um “despertar” para algo maior, para a busca da felicidade que vai muito além do ganho financeiro. A busca pelo propósito, por autoconhecimento e aceitação, por se sentir bem “na própria pele”- sem ter que se passar ou se forçar a ser o que não é.
Então temos atualmente o que eu chamo de combinação perfeita – mudanças com novas possibilidades e pessoas buscando por essas novidades.
Agora, como casar tudo isso?
Vejo um processo muito claro de 7 etapas, mas que, para alguns, requer tempo, processamento de informação, aceitação, quebra de paradigmas e cura de medos e crenças:
1 - Entendimento de que o mundo mudou, e algo dentro de nós também;
2 - Confusão entre – as novas possibilidades e o que é bom e adequado para o que cada indivíduo é, ou se tornou;
3 - Aceitação de que é necessário entender o novo mundo e o novo eu;
4 - Autoconhecimento e descoberta de perfil e propósito;
5 - Aceitação de si mesmo assim como das próprias crenças e medos;
6 - Cura e desconstrução de medos e crenças;
7 - Escolhas baseadas em fatores internos* e não mais externos.
Se você está lendo esse texto provavelmente se identificou com algum desses passos e já encontrou onde você está. Com consciência de quais são os próximos fica mais rápido e fácil passar por eles, mais prático até de aceitar que existe um processo natural e que para isso, você precisará de um tempo.
O único ponto de atenção aqui é que – para você conseguir passar por tudo isso tranquilamente – uma premissa é que você tenha sua subsistência garantida, ou seja, você tenha uma fonte de renda atual. Caso contrário, seu foco irá se voltar para o que eu chamo de base da pirâmide de Maslow**, que são as necessidades básicas e de segurança que temos e buscamos, antes da procura pela auto estima e auto realização.
Então, se você se identificou com alguma dessas etapas, busque ajuda para passar para a próxima e construir a confiança e segurança que precisa para fazer escolhas mais inteligentes, saudáveis e sustentáveis para a sua carreira.
*Escolhas baseadas em fatores internos: São escolhas que fazemos com base no que sentimos e somos motivados e não com base em motivadores externos como sociedade, status, moda, etc.
** Maslow foi um psicólogo americano, conhecido pela proposta Hierarquia de necessidades de Maslow que aborda as necessidades dos seres humanos por camadas e hierarquia
Visite nosso Website: www.pdcarreiras.com.br