O Natural(E perigoso) processo de aceitar a primeira informação como verdadeira
Certa vez um viajante e o seu ajudante chegaram a um vilarejo, procuraram o centro da pequena cidade e ao encontrar abrem a mala e começam a gritar: “Venham, venham! Todos os vossos problemas financeiros acabaram, tenho a solução nas minhas mãos: Um líquido que transforma pedras em ouro”
Após alguns minutos um grande número de pessoas cercaram o viajante e começam a questionar a veracidade do produto.
O viajante com toda a segurança afirma:”Eu e o meu ajudante iremos mostrar para vocês que o produto é verdadeiro”. Dentro de um balde ele derrama a solução, o seu ajudante procura uma pedra no chão, coloca dentro do balde. O viajante começa a esfregar e em alguns segundo aparece uma bela pedra de ouro. Eufóricos, o grupo de telespectadores fazem filas para comprar o mágico produto, porém, após a venda de cada frasco o viajante chamava o comprador para o canto e falava: “Olha além do líquido tem outra coisa que você não pode esquecer: Quando estiver esfregando nunca pense no macaco de cara amarela, se não você não consegue transformar a pedra em ouro”.
Por trás dessa formula alquimista, temos um astuto vendedor que conhecia muito bem o próprio produto! Ele sabia que o produto não transformava nada, e que vender apenas o produto geraria um grande problema, pois, as pessoas detectariam rapidamente a farsa.
Então onde está o segredo?
O segredo está no que a psicologia por trás da tomada de decisões chama de Armadilha da Ancoragem. Ao colocar a condição de que o produto só funcionaria se na hora não se pensasse no Macaco de cara Amarela, ele transmitia o fracasso da transformação aos compradores, pois, muito dificilmente conseguiriam realizar a tarefa sem se lembrar da informação dada.
A Ancoragem é algo muito sério e perigoso, tanto para um individuo quanto para uma empresa,pois, a mente da peso desproporcional À primeira informação que recebe. E essas ancoras tem vários aspectos: pode ser simples como um comentário de um colega ou estatísticas em um jornal, ou informações maldosas como esteriótipos sobre cor, pronuncia ou roupa. A primeira informação que recebemos é aceita como verdadeira, influenciando decisões e julgamentos acerca de situações.
Um artigo escrito em 2006 por três professores da Harvard Businness School(John Hammond, Ralph Keeny e Howard Raiffa) relatam um experimento onde fazem duas perguntas:
1-A população da Turquia é superior que 35 milhões?
2 — Qual é a sua estimativa para a população da Turquia?
Ao realizar essas perguntas a maioria das pessoas tinham a segunda resposta influenciada pela primeira pergunta: os 35 milhões(numero arbitrário). E é por isso que as fakes news são tão ponderosas, pois, elas chegam como nova informação e condicionam nossas decisões e juízos de valores.
Por isso devemos, questionar, refletir, levantar informações, ouvir opiniões diferentes que nos ajudarão a fugir dessas ancoras que nos impede de navegar na onda das boas decisões.
--
5 aÓtimo artigo! Uma grande verdade