O NOVO MUNDO É UM PALCO QUE TE CONVIDA PARA A MUDANÇA
Nada é permanente, exceto a mudança!
Heráclito
Há aproximadamente 2.500 anos atrás, este grande filósofo destacou a mudança como a única realidade da qual nenhum dos seres humanos em experiência no planeta terra poderiam se esquivar. Imaginem se Heráclito, que viveu em torno dos anos 500 e 450 A.C, vivenciasse os dias de hoje? Qual seria o olhar desse grande pensador para o mundo pós revolução industrial, e agora, pós revolução digital? Bom, quanto ao olhar de Heráclito com relação à atual realidade, não poderemos fazer muito além do que imaginar ou supor. Porém, podemos fazer uso de sua frase, para entendermos de uma vez por todas que o mundo em que vivemos é hoje, mais do que em qualquer época já vivida, um palco de mudanças, novidades e novas possibilidades, o cenário ganha novos tons a cada vez que o dia amanhece.
Não estou aqui para julgar esse fenômeno, ou determinar se é algo positivo, passível de celebração, ou negativo, e pregar o velho discurso de que era melhor na época dos nossos pais ou avós, porque as instituições eram mais sólidas, as estruturas sociais como empresas, família, religiões e governos geravam mais credibilidade e segurança, pois seus conceitos não se transformavam a cada dia. A função deste artigo é tão somente despertar para a realidade que hoje vivenciamos, a modernidade líquida, na linguagem do sociólogo polonês Zygmunt Bauman.
Olhando realisticamente para este cenário, vamos perceber que algumas características são fundamentais para obtermos êxito nas diversas áreas de nossas vidas, não é mais suficiente seguirmos o modelo deixado por nossos pais ou ancestrais, por mais positivos que eles possam ser, simplesmente porque o mundo mudou mais nas duas ou três últimas décadas, do que nos dois milênios que sucederam a era cristã.
Destacarei agora três dessas características que acredito serem fundamentais no modo de vida atual:
Pró atividade – O profissional de hoje, seja qual for a sua área de atuação, precisa estar sempre à frente, atento às mudanças que o seu ramo de atividade estabelece, e sempre tomando o cuidado de se antecipar, ou no mínimo estar caminhando lado a lado com elas, caso contrário corre o risco de se tornar obsoleto num mercado a cada dia mais jovem e inovador.
Flexibilidade/capacidade de adaptação – Uma das reclamações que mais ouço por parte dos profissionais mais maduros, diz respeito à digitalização dos meios de trabalho, as reuniões, acordos, vendas, exposição de ideias, produtos e serviços estão cada vez mais endereçadas e alicerçadas em plataformas virtuais, a máquina já há muito tempo tomou um espaço no mercado de trabalho, que nos exige estar familiarizados e a vontade para operar através dela, caso contrário, patinaremos cada vez mais num mundo que é mais digital a cada dia que passa!
Criatividade – Criar formas alternativas de apresentar seu produto ou serviço de uma maneira rápida, eficiente, inteligente e eficaz, me parece hoje uma das características que serão mais e mais valorizadas nos profissionais em qualquer área. Muitas empresas de vanguarda já dispõem de ambientes, salas, onde essa capacidade de criação e inovação é estimulada. Ler, meditar, ouvir música clássica, praticar esporte e frequentar lugares naturais, são ótimos estimulantes ao processo de criação.
Desejo que você consiga fluir junto com as mudanças que os novos tempos apresentam, e que elas sejam uma mola propulsora para que você se torne um profissional indispensável nessa nova configuração do trabalho, e que você engrandeça cada vez mais, à medida que contribui para o engrandecimento das pessoas ao seu redor e do planeta.
Fernando Machado