O "novo normal" ou vida pós COVID-19?
Confesso que sou uma pessoa crítica. Observo, leio, analiso, tiro minhas conclusões, gosto de conversar e mantenho a minha mente aberta para a mudança de opiniões. Afinal, as coisas podem mudar, nem sempre elas são permanentes. Ainda mais nos tempos de hoje que "em 20 minutos tudo pode mudar" (parafraseando um slogan bem conhecido por aí). E vamos combinar que até em bem menos tempo que isso, até mesmo em segundos, tudo pode mudar....
Vejo muitas análises pelas mídias sobre o "novo normal". Previsões de como será o futuro. E sabe qual é a minha opinião? São apenas hipóteses. Na verdade, ninguém tem certeza de nada.
Vou fazer uma comparação simples: é como no final do ano em que a gente projeta como será o ano novo. Temos alguns dados, só que aí vem uma mudança climática; um problema diplomático entre duas nações; uma nova doença e interfere na economia e em tantas outras coisas que faz a engrenagem global girar. Se formos falar sobre previsões baseadas em "achismos", os céticos poderiam comparar com búzios, tarot, astrologia, numerologia e tantas outras previsões para o ano seguinte.
Na minha opinião, queremos controlar o incerto. Difícil! Os planejamentos para os próximos 2, 5, 10 anos estão cada vez mais complicados. Até para os próximos meses eles devem ser revistos o tempo todo.
A questão não é controlar, é saber mitigar danos, utilizar conhecimento para trazer soluções que ajudem a contornar as crises e os momentos vividos, apostar na integração, união e o poder de transformar juntos, de renascer.
E você tem investido na comunicação e em quem vai te ajudar a fazer isso?
Pois é. Aí vem comunicação da liderança, comunicação interna, comunicação externa e todas as formas de comunicação. Pense nisso!
Recursos Humanos | Especialista em Administração Pessoal | Auditoria | E-Social | Treinamento e Desenvolvimento | Recrutamento e Seleção | Consultor Interno | Benefícios |
4 aSaber inovar e gerenciar a mudança em uma era exponencial.
Potencializadora de Talentos. Mestre: Educação (escolar/EaD/corporativa), Cultura e Comunicação. Palestrante. Prof.
4 aAssim como você também sou muito critica, escuto e me abro a mudar de opinião. Concordo plenamente que "são apenas hipóteses" e muita reprodução de ideias clichês, trabalhando com muitas hipóteses. O que as vezes me parece perder o senso prático e o foco. Abraços