O novo serviço de Big Data do Grupo Abril é muito Black Mirror!
Em evento realizado ontem no WTC em São Paulo, Abril e Neoway, que firmaram parceria em dezembro do ano passado, lançaram ao mercado o que promete ser o maior serviço de big data do Brasil.
35 milhões de empresas e 194 milhões de pessoas formam a gigantesca base de dados que é constantemente atualizada por cerca de 3 mil fontes de informação diferentes. Basicamente 100% da população ativa brasileira está lá!
Esta enorme quantidade de dados somados ao poder de segmentação da audiência da Editora Abril resulta no Dynamic Big Data, e é onde o conceito de Sincronicidade aparece como diferencial mercadológico desta parceria.
"O mais importante não é especificidade, é a sincronicidade" diz Walter Longo. Utilizando um exemplo bem-humorado, ele cita que prefere ser chamado de "fulano" e lhe oferecerem uma bóia enquanto ele se afoga, do que ser chamado de Walter, morador de Alphaville, que estudou na USC e trabalha na Abril e lhe oferecerem um par de remos.
Após ao discurso de Longo, Jaime de Paula, CEO da Neoway, subiu ao palco para apresentar ao vivo a utilização de seu software, e foi aí que a plateia conheceu o real poder da ferramenta.
Imagine abrir o mapa do Brasil (igual a um Google Maps), dar zoom em um estado, mais zoom em uma cidade, mais zoom ainda em um bairro e traçar uma linha ou um raio específico sobre qualquer endereço, e buscar por todas as empresas que você queira filtrando por segmento, atividade econômica, faturamento, número de funcionários ou diversos outros, e extrair o e-mail e telefone dos donos, diretores, gerentes etc. É um baita mailing para o seu negócio não é!?
Mas agora é que vem o Black Mirror!
Vamos a um exemplo usado no evento (case real): imagine que você tem um gato, e posta no Twitter alguma coisa sobre o seu bichano. Ok, normal. Imagine que você responda a um destes quiz/testes do Facebook para identificar "qual é a raça de gatos que você mais ama". Ok, normal.
Agora imagine uma empresa de rações contratando a Abril (+ Neoway) para divulgar a sua mais nova linha de rações, com o objetivo de impactar os reais potenciais compradores do seu produto.
- Por meio da ferramenta foram identificados todas as pessoas que moram perto dos PDV's varejistas onde a ração está a venda.
- Por meio de varreduras nas redes sociais, pixels do Facebook em matérias de brandend content nos veículos Abril, testes no Facebook sobre animais, pesquisas de satisfação com a base de clientes, etc, foram identificados as pessoas que tenham gatos.
O cruzamento destes fatos é onde a mágica acontece!
- Foram enviados amostras grátis da ração para a casa destas pessoas! Ao todo foram 88 mil sachês distribuídos para reais potenciais clientes.
- Também foram enviados e-mails apresentando a nova linha de rações e já mostrando a rota da residência da pessoa até o ponto de venda mais próximo.
Ou seja, a intersecção de dados, somado aos fatos cotidianos das pessoas gera um bem valiosíssimo hoje em dia na era da efemeridade: informação praticamente em tempo real.
“O big data permite levantar dados detalhados e trabalhar em sincronicidade. Com ele, podemos conhecer os momentos que as pessoas estão vivendo e, consequentemente, seus maiores interesses de consumo. Com essas informações, é possível, por exemplo, oferecer um carro para alguém que é apaixonado por carro, ou um seguro para a mesma pessoa, caso ela tenha acabado de adquirir seu veículo”, explica Diego Macedo, head do Abril Big Data.
Resumo:
Tudo o que você posta, acessa, curte, loga, aceita, concorda, baixa, se inscreve e navega na internet, se ainda não é, será usado para alguma empresa vender algo para você!
E ao meu ponto de vista isso é muito Black Mirror.
Marque ou compartilhe com seus colegas que curtem Big Data, tenham gatos ou assistiram Black Mirror.
Coordenador de projetos | Especialista em gestão de projetos, PMO, Agile
7 aMarcos Vinicius Piazza Ana Carolina Moreli Dolfini
Ajudo empresas a encantarem seus clientes. Autor de 2 livros e criador do método Experiencialize. Consultor e Palestrante Internacional. Mais de 200 vídeos de conteúdo sobre CX no canal Experiencialize no YouTube
7 aBaita ferramenta para melhorar a experiência do consumidor! Aguardarei com muita exceptiva o uso inteligente desse novo serviço.
CS | CX | BKO | Comercial
7 aFabio Luiz
Marketing Strategist • Product Marketing Branding • Influencers
7 aEu como consumidora adoraria ser alvo dessa ação, além de acertar completamente o meu perfil ainda me pouparia o trabalho de comprar um sachê para ver o gosto do meu gato. Seria legal a empresa abrir como foi o resultado dessa ação. Que mais empresas façam isso!
Organizational Development Manager | M.Sc
7 aSensacional!!!