Gostaria de apresentar um breve resumo de tudo que ouvi e li sobre a feira, dividido em três principais tópicos, destacando o que considero crucial e altamente viável para implementação no contexto brasileiro:
- Inteligência Artificial: A IA pode ser usada para personalizar ofertas com base em análises assertivas de informações, otimizar estoque, custo e inventário, e prever a demanda de estoque. De acordo com números apresentados na feira, a IA já trouxe um aumento de receita de 30% para os varejistas americanos. Porque acredito na aplicação da inteligência artificial no varejo: Durante minhas duas décadas e meia de experiência no varejo, observei que as mudanças implementadas e efetivamente aplicadas estão intimamente ligadas à economia de custos e ao aumento da eficiência. Por isso, acredito que de fato a inteligência artificial representará uma transformação significativa.
- Retail Media: Essa tendência transformará o espaço da loja em uma forma de publicidade para produtos próprios e parcerias. Porque acredito na aplicação do Retail Media no varejo: Como rentabilizar o m2 de um loja, ainda continua sendo o foco do varejo, essa tendência que já é uma realidade nos EUA, virá para ficar!
- Experiência de Consumo: As marcas americanas estão cada vez mais concentradas na experiência do consumidor como seu principal foco, reconhecendo que simplesmente oferecer produtos em prateleiras físicas não trará mais resultados financeiros. Porque acredito na aplicação da experiência de consumo no varejo: A jornada de compra evoluiu, os consumidores mudaram e o e-commerce se estabeleceu como uma realidade inegável. A expansão das marcas já não é mais a estratégia principal, mas o ponto físico continua sendo relevante. No entanto, agora é crucial que as lojas proporcionem dopamina, diferenciação, customização, curadoria e uma experiência única aos consumidores. Não há como retroceder; cada loja deve se tornar uma loja conceito para permanecer competitiva.
Head of Marketing
10 m👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Gerente de Marketing na Display Style
10 mA Estação Anacapri, inaugurada no final do ano passado tem, não apenas publicidade de parceiros, mas pequenos espaços de lojas físicas deles (produtos de cuidados com a pele e de estética). É um forte exemplo do segundo ponto mencionado. Além disso, não poderia concordar mais com "cada loja deve se tornar uma loja conceito para permanecer competitiva".