O papel do Enfermeiro na Gestão
O papel do Enfermeiro na Gestão: Responsabilidades e Atribuições estratégicas e necessárias nesta área.
A gestão em enfermagem consiste em um processo de trabalho que exige do profissional o domínio de habilidades, competências e atitudes que o torne capaz de atuar precocemente frente às oportunidades de melhorias e promoção das soluções para atingir as estratégias da instituição.
Ronald T. Laconte “O planejamento é um instrumento para raciocinar agora sobre os trabalhos e ações que serão necessários hoje para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho”
Com a volatilidade das informações e a transformação rápida no cenário da saúde, quem assume a gestão em enfermagem tem um papel fundamental como liderança adaptativa e transformacional, que inspira a busca por maximização dos resultados organizacionais, estimula as práticas mais adequadas baseadas em evidência, proporciona a melhor experiência para os clientes e colaboradores de enfermagem e utiliza estratégias diferenciadas e inovadoras na gestão de equipes.
A gestão em enfermagem abrange vários aspectos como competência técnica e translacional, consciência situacional, visão sistêmica, resiliência e capacidade de resposta, cuidado centrado na pessoa, geração de novos conhecimentos e inovação, relacionamento interpessoal e colaboração.
O planejamento é uma forte ferramenta para promover a excelência operacional através da coordenação e gestão de processos, pessoas e recursos.
O mercado de trabalho é aquecido para quem busca se aprimorar na gestão em enfermagem e é cada vez mais crescente o número de enfermeiros que se especializam nos cursos de administração e gestão em saúde disponíveis nas melhores universidades do país e exterior.
Quais as Responsabilidades e atribuições de um Gestor Enfermeiro?
Podemos destacar alguns que já atuei e trabalhei no decorrer dos meus mais de 14 anos de experiência na Enfermagem.
1- Liderar/gerenciar equipe assistência dentro da unidade;
2- Realizar o dimensionamento de pessoal de Enfermagem e Escala
3- Garantir o adequado funcionamento dos setores de enfermagem
4- Atuar com avaliação dos serviços de enfermagem
Recomendados pelo LinkedIn
5- Realizar Treinamento e Educação Continuada/ Permanente
6- Realizar as seleções, contratações, demissões de profissionais da equipe de enfermagem;
7- Realizar POP’s e relatórios
8- Avaliar a qualidade do atendimento assistencial;
9- Realizar o controle de solicitações e liberações de materiais, controle de orçamento e indicadores da área;
10- Promover a segurança do paciente durante o processo de cuidado;
11- Realizar análise de indicadores assistenciais.
12- Garantir o acolhimento durante a assistência.
Comprometida com a excelência na gestão da saúde e no cuidado aos pacientes, realizei o curso em Gestão Hospitalar e Recursos Humanos #GestaoemEnfermagem
Como se destacar na gestão em enfermagem
Diferenciais de um bom gestor:
Tecnologia para gestão em enfermagem
Um outro diferencial importante é a automação e eficiência dos recursos que apoiam a gestão em enfermagem, como: Prontuários e documentos institucionais eletrônicos, Softwares para mapeamentos de processos, Aplicativos para a força produtiva, como montagem de escalas.
A minha experiência tem sido atuar e utilizar todas estas tecnologias no Gerências em Saúde.
Enfermeira| Especialista Gestão em Saúde e Saúde da Família| Mentora| Treinadora de Líderes| Capacitações em Habilidades Comportamentais|
6 mTão essencial entender qual o papel do enfermeiro gestor, pois ainda vemos muitos colegas assumindo cargos de gestão sem preparo ou mesmo por QI (não sou contra, quando o QI tem qualidade). Adorei o texto 👏
Enfermeiro PCD / Gestão em saúde / Gestão da qualidade e segurança do paciente/ Liderança / Supervisor de Enfermagem l Enfermeiro sênior | UTI adulto e infantil | clínica médica e cirúrgica/ Promoção e prevenção à saúde.
6 mExcelente, muito bem escrito e colocado o papel do enfermeiro na gestão, parabéns.