O papel do grafeno na construção de um futuro mais verde
O #grafeno tem um potencial incrível e pode ser utilizado em diversas aplicações comerciais e industriais. Por isso, cada vez mais o nanomaterial é apontado com um importante elemento no processo de construção de um futuro mais verde.
Uma dessas possibilidades é através da produção sustentável do grafeno, via processos de descarbonização. Um exemplo importante é o acordo anunciado entre as empresas Zero Carbon Ventures e Levidian Nanosystems em 16 de maio.
Com a parceria, a britânica Levidian fará a implementação de mais de 500 sistemas de descarbonização LOOP nos Emirados Árabes Unidos. O objetivo é transformar o gás metano emitido em aterros sanitários e na queima de petróleo em hidrogênio e grafeno.
O dispositivo desenvolvido pela Levidian usa um processo patenteado de baixa temperatura e pressão para quebrar o metano em seus átomos constituintes, hidrogênio e carbono, sem a necessidade de catalisadores ou aditivos. O carbono é bloqueado em grafeno de alta qualidade e o hidrogênio pode ser separado e armazenado para uso em sua forma pura ou em uma mistura rica.
O grafeno produzido por esse processo será usado para aprimorar e descarbonizar ainda mais materiais industriais em aplicações como tintas, revestimentos, plásticos, compósitos, materiais de construção e tecnologias de baterias. O hidrogênio limpo será usado em células de combustível e aplicações de calor e energia.
Recomendados pelo LinkedIn
Esse é um dos muitos cenários em que o grafeno auxilia no combate à crise climática. Em outro ponto, destacado em reportagem da revista The Economist, está o uso do nanomaterial na produção de concreto mais verde.
O concreto é um material importante e de grande preocupação para aqueles que tentam desacelerar o aquecimento global, porque o processo de fabricação inevitavelmente libera dióxido de carbono. Ele é fabricado a partir da mistura de areia, cascalho, água e cimento.
Anualmente, são fabricadas 5 bilhões de toneladas de cimento, o que representa cerca de 8% do total de CO2 produzido por atividade humana no mundo. No entanto, se adicionarmos menos de 0,1% em peso de grafeno à mistura, o concreto pode ficar até 30% mais resistente. Isso significa que menos concreto é necessário, o que gera uma consequente redução de CO2.
A aplicação de grafeno em concreto foi considerada pela The Economist como a “grande aposta” para o nanomaterial. Mas, aqui na Gerdau Graphene, vemos esta aplicação como algo real e tangível, e um dos produtos em nosso pipeline para 2022. Mais do que isso, enxergamos potencial de aplicação do grafeno também em tintas, polímeros, lubrificantes e baterias.
Isso porque o grafeno tem o potencial de trazer maior durabilidade e produzir estruturas mais resistentes, o que leva a menos manutenção e substituição de produtos.
Esta, para nós, é a grande aposta do grafeno: um material de fonte renovável que, com baixa quantidade de aplicação, reduz o consumo de outros materiais (muitas vezes de fontes não renováveis) e ainda prolonga a vida útil ou reduz a necessidade de manutenção do produto final desenvolvido.
Nós acreditamos que um futuro mais sustentável é construído com grafeno. Ficou com alguma dúvida ou quer discutir esse assunto conosco? Deixe um comentário abaixo! #graphene #netzero #GerdauGraphene #MakeItReal
Arquiteta e Urbanista em constante processo de autoconhecimento e entusiasta do movimento lifelong learning. Encontrei na resiliência a chave do crescimento.
2 aRafael Rodrigues quem está tocando esta pesquisa na Gerdau Graphene, nos interessa o tema!
Engenheira Civil
2 aBom dia, gostaria de saber se o derivado (GO) da para aplicar no concreto ? Caso sim, porque ? E o derivado (rGO) da para aplicar no concreto ?
Presidente en Graphenano
2 awith our graphene additive we are making pieces of 8 tons of concrete, we reduce them to 4 tons and without any steel, made in Germany, with the only approved graphene additive in the world of our company Graphenano, manufactured in Spain, this piece of concrete without steel, they are removed from the mold within 24 hours, how much co2 do you save? the piece lasts more than twice 😏
Researcher
2 aNovas necessidades, novas demandas, novos materiais com soluções reais. Let's #MakeItReal.