O papel do líder no desenvolvimento de competências

O papel do líder no desenvolvimento de competências

Profissional certo exercendo a função certa. Seja no momento presente ou em projetos futuros para aquela pessoa, esse é o sonho de todo líder, não é mesmo?! Diante de um mercado cada vez mais dinâmico e exigente, saiba que isso pode ser tirado do papel e executado com organização e planejamento.


Desenvolvimento de competências nada mais é que ampliar conhecimentos, habilidades e atitudes para que o colaborador consiga chegar ao seu máximo na hora de desempenhar a função que é atribuída a ele. O resultado não pode ser outro: crescimento pessoal e, consequentemente, da empresa.


Agora, atenção: NÃO SEJA um líder omisso ou aquele que delega a função mais importante que é conhecer as habilidades do seu time. O teste DISC é seu grande aliado nesse momento para descobrir se esse colaborador tem características de perfil Dominante, Influência, Estabilidade ou Cautela. Não sabe do que se trata? Me envie uma mensagem para mais detalhes!


Teste feito é hora de pensar em capacitação de alto impacto. Rodas de conversa, palestras, treinamentos fora da empresa, cursos, workshops. O céu é o limite e o mercado oferece excelentes profissionais que podem te auxiliar nesse plano de ação. Ele precisa ser muito claro, detalhado e com os prazos coerentes ao que será proposto nesse período. Lembre-se que não é algo do dia para noite, então, coloque datas plausíveis às atividades que você escolher trabalhar.


Passadas todas essas fases, não esqueça de validar resultados. Os feedbacks são essenciais para saber se o processo está andando para frente ou simplesmente paralisou. Aliás, é importante deixar claro que todo esse plano precisa ser uma via de mão dupla. Para você, líder, que está oferecendo esse benefício incrível para a carreira do profissional. E também para o funcionário que é o principal interessado na possibilidade do conhecimento adquirido que certamente ele levará para vida.


Tudo isso porque, como eu disse ali em cima, é um pro-ces-so. Ou seja: haverá erros e acertos. Mudança de planos. Desvio de rotas. Então não tem jeito: mente e ouvidos abertos o tempo todo.


Tudo que agregue valor de conhecimento a um funcionário será muito bem recebido por ele. E esse sentimento de valorização vem com muitos outros, como satisfação, envolvimento com a empresa e bem-estar. Não tenha dúvidas!


Quer um plano de ação assertivo para desenvolver as competências do seu time? Eu tenho o pulo do gato e vou adorar te contar.


Um grande abraço,

Tatiani Tozetti

Consultora de Recursos Humanos / Mentora e Coach de Carreiras

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos