O Pará dos Paraenses

O Pará dos Paraenses

Chegou a sua ora, os caminhos mostram que o Pará, com seus polos e projetos para o desenvolvimento do Brasil, devido seus portos e hidrovias de escoamento mundial, está com boas projeções para 2018, veja, abrace e compartilhe a sua oportunidade.

As projeções para 2018 apontam o Estado do Pará como o maior responsável pelo crescimento econômico do País. Esse protagonismo é citado na atualização do estudo sobre cenários regionais da conceituada consultoria Tendências, que a reportagem de O LIBERAL teve acesso, com exclusividade. Segundo a análise, o Estado é o que mostra, tanto na projeção para 2018 quanto para os próximos anos, status de expansão muito mais acelerado por conta de importantes investimentos locais e maior espaço para recuperação da economia.

O levantamento anterior já considerava o Estado como o líder da retomada do desenvolvimento econômico a partir de 2017. A estimativa da consultoria é de que o Produto Interno Bruto (PIB) do Pará desse ano deverá avançar 4,9%. O crescimento esperado é disparado o maior dentre todas as unidades da Federação e chega a ser sete vezes superior a projeção da média Brasil: 0,7%. A indústria desponta como o principal dinamizador da economia do Pará em 2017, levando um efeito multiplicador para as demais atividades. A Tendências estima crescimento de 11,4% para o PIB industrial do Estado, cinco vezes mais que o previsto para o Brasil como um todo (2,2%).

A perspectiva positiva do setor industrial passa, principalmente, pelo início da operação do Complexo S11D Eliezer Batista (S11D), da Vale, no sudeste do Estado, com investimento total de US$ 14,3 bilhões. 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos