O Paraguai e suas oportunidades
O Paraguai, pais localizado no centro da América do Sul, tendo fronteiras com Brasil, Bolívia e Argentina. Sua economia se baseia no agronegócio de elevada tecnologia ajudados pelos conhecidos “brasiguaios” e de venda de energia elétrica de usinas, como a binacional Itaipu, que possui vinte turbinas, das quais o Brasil compra 80% da energia que pertence ao Paraguai.
O acordo firmado na época da construção de Itaipu, se encerra em 2023, a partir de quando o país vizinho poderá renegociar ou vender a terceiros ao preço que melhor lhe convier.
O Paraguai nunca viveu o processo hiperinflacionário como ocorreu na América Latina até o fim da década de 1990. Nos últimos anos a inflação tem variado entre 4 e 5% ao ano, e o crescimento médio do PIB(Produto Interno Bruto) nos últimos dez anos na ordem de 4,5% e previsão de 4,6% para o ano de 2018.
Agricultura se desenvolve em terras planas de muito boa qualidade com a possibilidade de três safras por ano, baseado na produção de soja, milho, trigo, girassol, dentre outras. Com produtividade por hectare comparada aos países mais desenvolvidos do mundo, é o quarto maior exportador de soja. Contando com a maior frota de barcaças do mundo atrás apenas de China e Estados Unidos, utilizadas para transporte fluvial dos produtos exportados.
Pecuária bovina com aproximadamente 20 milhões de cabeças e desenvolvida em semi confinamento, apresentando um crescimento médio de 5% ao ano nos últimos dez anos, e foi acompanhada da expansão de plantas frigorificas modernas. O país é considerado livre de aftosa com regime de vacina na produção bovina, o que agrega exportação para os países mais exigentes em sanidade animal, com preços diferenciados que a média internacional.
Depois da crise do inicio da década de 2000, o sistema financeiro viveu estabilidade até 2010 tendo presença de bancos locais e internacionais. A partir dai e com o impulso econômico que vem vivendo o sistema hoje opera com 3 Sucursais estrangeiras e 4 Propriedades Estrangeiras e 10 locais, com rentabilidade média de 21% ao ano. Um diferencial importante desse sistema paraguaio é a possibilidade de ter conta corrente, aplicações e empréstimos em moedas estrangeiras, o que dera um hedge natural para a produção e rentabilidade do agronegócio, que opera compra de insumos e venda de seus produtos na mesma moeda sem risco cambial.
O maior Banco do Paraguai é o brasileiro Itau/Unibanco seguindo do Banco Regional, de propriedade local. Além do sistema financeiro convencional conta também com uma rede financeiras, cooperativas de crédito e casas de câmbio.
A população do país é de 7,3 milhões de habitantes e caracterizada por uma população jovem.
No inicio dos anos de 2000, passou simplificação e mudanças no sistema tributário que estabeleceu o IVA(Impostos sobre valor agregado) e o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica de ambos em 10% e criou um programa de incentivo de isenção de impostos para importação de bens de capital, e baixa tributação para exportação dos seus produtos e procurando assim alcançar o desenvolvimento de sua economia bem como a melhoria de emprego.
Foi criada uma lei que beneficia a instalação de empresas estrangeiras no Paraguai em que havendo importação de matéria prima com beneficiamento local é reexportação ao pais de origem o imposto cobrado é de 1% sobre o montante exportado (Lei da Maquila), isso tem permitido a instalação de diversas empresas estrangeiras no país .
Dessa forma o Paraguai com estabilidade, crescimento econômico, baixa inflação e com abundancia de recursos naturais se torna um ambiente favorável para investimento, inclusive de Infra estrutura.
Engenheiro - Apaixonado por acústica
6 aTive a oportunidade de participar de uma reunião no escritório Brasil Salomão - advogados, com Sr. Carlos Paredes Astigarraga - Diretor no Ministério de Industria e comercio e Angelina Godoy - CEO da Conag Consultora. Ficamos impressionados com as vantagens de se investir abrindo suas fábricas no Paraguay. Realmente, vale a pena conhecer melhor esta ótima oportunidade. Euclides, obrigado pela divulgação de assunto tão interessante. Grande abraço. Navarro.
Gerente Relacionamiento Banca PYMES en Banco BASA / Presidente ROTARY Club Asuncion Catedral
6 aEuclides: a disposición en PY si precisan,
Engenheiro - Apaixonado por acústica
6 aEu vou ao Paraguay de 4 em 4 anos. Revisão geral no meu carro. Devo ir em agosto ou setembro de 2018.