O PIX nas suas vendas
Desde novembro o Banco Central lançou um sistema inovador no mercado financeiro, cujo objetivo é realizar pagamentos e transferências de maneira instantânea com taxas extremamente reduzidas. Sim, esse sistema é o PIX.
É certo que com esse novo sistema, a competitividade entre os bancos tende a aumentar. Em contrapartida, os custos tendem a cair, uma vez que não será mais "obrigatório" o uso do TED ou DOC para fazer as transações financeiras.
Esse sistema apresenta vantagens que prometem facilitar a vida do consumidor. O único público que não será atingido pela nova tecnologia são aqueles que não possuem acesso à internet. Contudo, esse número corresponde apenas a uma parcela mínima da sociedade.
Vantagens do PIX
O século 21 é conhecido como o século do imediatismo. Atualmente, ninguém deseja esperar mais que um minuto para resolver as questões do dia a dia. Logo, o PIX surgiu para suprir a necessidade do público.
Com esse novo sistema não é mais preciso esperar o horário comercial para realizar pagamentos. Tudo pode ser feito a qualquer hora do dia ou da noite, sem exceção de finais de semana ou feriados.
Não é nenhuma novidade que milhares de problemas são resolvidos na palma da mão, com o PIX não poderia ser diferente. Todas as transações podem ser realizadas através de um celular conectado à internet.
Por fim, as vantagens do PIX podem ser resumidas em praticidade, agilidade, conforto e segurança. Tudo que o consumidor procura, o PIX fornece.
Diante desse cenário, é pertinente se fazer uma pergunta: qual o objetivo oculto do PIX em relação ao mercado financeiro?
Impactos do PIX no mercado financeiro
Consumo desenfreado, esse é o maior objetivo dos maiores empresários do mundo. No documentário, 'A História das Coisas', da pesquisadora Annie Leonard, é abordado de maneira nítida a intenção dos grandes meios de comunicação.
Constantemente somos induzidos a consumir e o PIX auxilia nesse processo, a partir do momento que oferece uma gama de facilidades no processo do pagamento ou transferências.
Os impactos desse sistema na economia tem relação direta com o aumento da compra e venda de mercadoria. Diante disso, essa iniciativa do Banco Central tem por finalidade aumentar os números e contribuir com o crescimento do mercado financeiro.
Com o novo sistema, bancos, varejistas e fintechs estarão no mesmo nível em relação ao consumidor, pois todos irão competir por clientes no mesmo pé de igualdade.
O PIX também vai concorrer com cartões e maquininhas e nessa briga esse novo sistema sai na frente. Não vou dizer que a forma de pagamento tradicional vai desaparecer por completo, mas pode perder um espaço significativo no mercado.
Como transformar o PIX numa grande estratégia de vendas
É fato que com a chegada do PIX a concorrência que já era grande vai se tornar ainda maior. Diante disso, as empresas que desejam expandir os negócios precisam criar campanhas de marketing digital focado no uso do PIX, isso acarretará no aumento do público e possibilitará realizar vendas instantâneas sem nenhuma preocupação.
Em grandes países como a China, esse sistema já é realidade a muito tempo e quando implantando acarretou num crescimento significativo na economia. O Brasil deve seguir o mesmo trajeto.
Sobre o autor: Sou o Anselmo Costa, pós-graduado em Gestão Empresarial e especialista na área comercial com mais de 20 anos de carreira.
Em caso de precisar de apoio, estarei à disposição. Será um prazer contribuir com seu sucesso! E-mail: anselmo.jcosta@gmail.com