O plano de manutenção
Em qualquer tipo de processo é necessário tomar medidas para o bom funcionamento dos
equipamentos e maquinas, tendo em vista a redução das falhas nos equipamentos e a paralização indesejada da
produção. Essas paradas indesejadas na produção são vistas com um ponto negativo dentro das
finanças da empresa, pois implica em perda de produção. A manutenção é uma das formas utilizadas
para solucionar esses problemas.
è essencial tambem que tais manutenções atendam os requisitos e prazos dados nas normas brasileiras vigentes,
um exemplo é a Inspeção visual semestral com laudo do SPDA - NBR 5419/2015 e para casos especificos mediçoes anuias de resistência de aterramento e ainda as manutenções semestrais em geradores de energia dados por procedimentos dos fabricantes :
É de vital conveniência que se avalie detalhadamente as políticas de manutenção antes até de se estudar um procedimento para determinar o plano de manutenção mais adequado. Na elaboração de um plano de manutenção devem estar presentes sete (07) condições:
a) estudar as condições reais de funcionamento dos equipamentos;
b) analisar as falhas e defeitos observados, sobretudo as falhas mais freqüentes;
c) analisar um sistema apropriado de lubrificação e padronização dos lubrificantes utilizados;
d) definir o estoque mínimo de peças de reposição para evitar perdas de produção;
e) estudar as ferramentas especiais necessárias à manutenção e ao conserto dos equipamentos;
f) estudar possíveis modificações nas instalações, produtos e ferramentas para se conseguir uma manutenção mais fácil e rápida;
g) estudar possíveis modificações de layout para se evitar perda de tempo.
Coordenador de Engenharia Clínica e Hospitalar na Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas - SES.
7 aO plano de manutenção preventiva é uma peça fundamental para uma boa gestão do setor de manutenção e é um dos responsáveis por alavancar os índices de disponibilidade e confiabilidade dos ativos. Existem muitas literaturas que apontam quais são os cuidados que devemos tomar ao elaborar os planos de manutenção preventiva, também vale salientar alguns erros que podem ser cometidos durante essa atividade e quais são os principais resultados que podem ser colhidos através da elaboração, execução e gerenciamento dos planos de manutenção. Segundo a Norma ABNT NBR 5462/1994 , a definição é de Manutenção Preventiva é: Manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item. Ou seja, todas as atividades destinadas a prevenção de falhas, panes e quebras são encaradas como Manutenção Preventiva. Exemplo: Inspeções, Reapertos, Substituição de Itens Desgastados, Limpezas, Lubrificação, Ajustes, etc. O objetivo principal da manutenção preventiva é elevar e garantir os índices de disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos.