O poder da análise de dados no segmento têxtil.
Apesar do Brasil ser um grande polo têxtil por ser uma das maiores industrias de algodão, a importação de tecidos domina a maior parte do mercado atual. São vários critérios que as empresas usam para buscar novas oportunidades de negócios no exterior e abaixo vamos dar algumas dicas de como ter previsibilidade em seus processos e a importância de estar embasado em informações precisas e confiáveis.
1- Conheça o mercado em que atua.
A análise de mercado é um dos pontos principais para um bom plano de negócios. É a partir dela que você conseguirá entender as necessidades do seu público alvo, os melhores fornecedores e terá um perfil da concorrência, para poder analisar seus pontos fortes e fracos. A Ásia lidera a produção mundial de têxteis, sendo que a China sozinha é responsável por mais de 50% dessa produção. Lembrando que existem alguns tipos de tecidos/matéria prima que possuem critérios específicos de importação como a Licença de importação, o ideal é ter uma consultoria capacitada no assunto para que possa lhe orientar e também estar bem informado com essas especifidades para não ocorrer surpresas no meio do caminho que lhe gerem custos extras.
2 - Analise quais tipos de tecidos compensam ser importados.
Normalmente as empresas importam tecidos para poder diferenciar suas produções com materiais diferentes, devido a maior número de variedades e custo mais competitivo, porém nem todos os tipo de tecidos compensam ser importados devido a alta do dólar e a competitividade nacional de tecidos como jeans e malha. Outro ponto importante é analise de valores, é fundamental ter conhecimento sobre os custos do produto e saber qual o valor de mercado, pois na busca de novos fornecedores você terá maior domínio na negociação da compra.
3 - Tenha bons fornecedores.
Boas decisões demandam informações atualizadas. Comprar de empresas estrangeiras é encarar a diversidade e se tratando especificadamente de China existe outros quesitos que ainda podem dificultar o processo como, a comunicação, a qualidade que pode variar, por isso saber de quem está comprando é fundamental, procure trabalhar com referências. E nos casos em que houver reclamação a importância de ter um agente intermediando esse processo é fundamental pois se houver maiores problemas ele irá trabalhar para te ajudar.
Com a Logcomex você terá a visibilidade de todos o exportadores mundialmente sejam eles do ramo têxtil ou de outro segmento, terá a analise apurada da quantidade de volume trabalhado com as empresas do Brasil e tudo isso com apenas poucos cliques.
Se você quer conhecer mais sobre esse ramo ou quer ter acesso a mais dados dessa aérea envie um e-mail para andreza@logcomex.com