O poder da "discussão"
Sempre fui daqueles que acham que sabem de tudo, que podem tudo e nunca estão errados. Achava bonito ser teimoso e provar para o outro que estava certo. Bem, sabem o que eu ganhei com isso? Exatamente, nada; e ainda bem que o tempo está aí (para quem sabe aproveitar dele), para fazer a gente abrir os nossos olhos e enxergar o mundo como ele é, não como queremos que ele seja.
Já participei de vários embates, sejam eles políticos, esportivos, religiosos, enfim, de todos os gêneros. Em algumas vezes saí me vangloriando, em outras me senti derrotado. Porém, o mais importante, é que consegui filtrar com os erros e acertos que obtive em todas as ocasiões.
Faça comigo uma reflexão, quantas vezes você já discutiu com alguém achando que você estava com a razão, e no final, após muita insistência, conseguiu provar que o outro estava errado? Além de manter seu orgulho intacto, e seu poder de persuasão, qual sucesso você realmente obteve? Na verdade, não existe nem vitória nem derrota neste tipo de situação, existem pessoas com pontos de vistas diferentes, que defendem aquilo que acreditam que são verdades.
Não existe um segredo, mas qual é a essência para uma boa discussão? Podemos chegar em alguns pontos chaves que servem como suporte para se tornar uma pessoa mais aberta a opiniões alheias:
· Como dizia um provérbio árabe: “Falar é prata, ouvir é ouro”; se impor e não abrir espaço para que o outro fale não é sinal de sabedoria, e sim de desespero e arrogância, escute o que o próximo tem a dizer;
· Se coloque no lugar do outro; por mais que você tenha plena convicção de que você está certo, tente se colocar no lugar da pessoa, mas faça isso de verdade, esta reflexão pode fazer você mudar seus conceitos;
· Nunca faça um pré julgamento, você nunca saberá de fato o que o próximo já tenha passado para chegar ao ponto de acreditar naquilo que você tanto desdenha;
· O mais importante, só se vence uma discussão evitando-a; saiba exatamente o momento em que nenhum dos fatos anteriores o ajudarão, e caia fora antes que seja prejudicial para uma das partes. Fugir de uma discussão não é sinal de covardia, mas sim de cautela e autocontrole.
Sempre acreditei que saber lidar com certas situações complicadas com serenidade e resiliência era questão de maturidade. Mas quando uma pessoa amadurece? O que significa amadurecimento? Então, percebi que é muito mais, isto faz parte de um processo chamado Inteligência Emocional. Inteligência Emocional, como explica o especialista no assunto e um dos pais desta tese, Daniel Goleman, nada mais é do que “a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos. ”
Por anos, a Psicologia vem nos mostrando que o Q.I (Quociente de Inteligência), usado para medir a inteligência com base no resultado de testes específicos, vem perdendo a força em relação à importância quando comparado à Inteligência Emocional. Em um levantamento feito pela CareerBuilder, 71% dos 2.662 executivos de RH pesquisados afirmam valorizar mais a IE do que o QI em seus funcionários. A pesquisa mostra que 59% dos recrutadores não contratariam um profissional com QI elevado e baixo Quociente Emocional. Sabe por que isto vem acontecendo? Pelo fato de que cada vez mais, as relações pessoais se tornam mais importantes, tanto na vida pessoal quanto profissional, quando comparado à simples testes lógicos e matemáticos.
Qual a reação das pessoas quando você chega no mesmo ambiente que elas estão? Este pode ser um excelente indicador de que talvez você precise mudar um pouco a maneira como trata o outro e como se sai em certas ocasiões. As formas como as pessoas te veem podem ser muito diferentes daquelas que você quer demonstrar ser. Sua imagem pessoal é muito importante, por isso é necessário ter cuidado com o que diz, com o que faz, o que posta, enfim, com o que você é.
Pare para pensar, o você de hoje concorda com o você de alguns anos atrás? Aquilo que você defendia com tanta veemência, continua sendo uma verdade absoluta para você? Não se envergonhe se sua resposta é “Não”, significa que você cresceu, ou melhor, ficou mais “inteligente”. A partir daí, quem te garante de que seus conceitos e ideais não mudarão com o passar dos anos? Nobreza é se sentir feliz a cada momento que você percebe que é melhor do que o seu "Eu" anterior. Evoluir e evoluir, sempre
Lembre-se, ganha quem às vezes perde, por mais que isto possa parecer confuso no início. Nunca é tarde para tentar mudar, desde que você realmente queira e esteja disposto a fazer isto. As maiores “discussões” da vida não são aquelas que você tem com outras pessoas, e sim as que ocorrem diariamente dentro de você; e nestas sim, você tem que sair vencedor.
Reseller Operations at Apple
7 aExcelente!