O poder da escolha
Texto de Claudia Klein publicado na Revista Gestão & Negócios - Edição 102 - 02/2018
Elas estão em todo lugar, a todo o momento nos deparamos com previsões sobre o futuro do trabalho assinadas por instituições em todo o globo. Todas repetem aquilo que vem tirando o sono de muitas pessoas, o avanço da tecnologia sobre os empregos da forma como conhecemos hoje.
Reforçam que a rápida difusão da inteligência artificial e da realidade virtual, o aprimoramento contínuo dos algoritmos, o aumento da capacidade dos processadores e do número de smartphones, a multiplicação dos robôs etc. vão, juntos e misturados, cuidar dos mais diversos processos de rotina, eliminando muitos postos de trabalho na indústria e nos serviços.
Carl Frey, professor da Universidade de Oxford e autor do estudo “O futuro do emprego”, afirma que 47% das profissões que conhecemos hoje correm risco.
Esses exercícios de futurologia nos lembram de que a única certeza é a de que tudo vai mudar. Tudo bem, aprendemos desde cedo que as mudanças são inevitáveis, mas o que os estudos nos dizem é que estamos numa era diferente, na era do crescimento exponencial. Neste mundo, as mudanças ocorrem em velocidade cada vez mais acelerada, em quantidades crescentes e continuamente mais complexas. Esse mundo recebeu o apelido de V.U.C.A., um acrônimo em inglês, que o define como volátil, incerto, complexo e ambíguo.
Neste contexto, assistimos a corrida das organizações para se adaptar, repensando os seus modelos de negócios, seus produtos e serviços no esforço de oferecer a experiência perfeita aos clientes. Vimos, também, as estruturas serem enxugadas e a adoção de novas modalidades de contratação, sendo a mais recente delas o contrato de trabalho intermitente.
Para muitas pessoas esse cenário tem causado insônia, mas há outras preferindo focar nas possibilidades que este mesmo mundo vem oferecendo. Essas pessoas vêm realizando uma verdadeira revolução na forma como se relacionam com o trabalho, motivadas por fatores como o aumento da expectativa de vida, a busca por maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, o desejo de construir uma carreira com significado e a busca por autenticidade.
Um dos resultados desta ressignificação do conceito de trabalho é a oportunidade de trabalhar de casa ou em jornadas mais flexíveis que já é uma realidade para cerca de 12 milhões de brasileiros de acordo com a estimativa da Business School São Paulo.
Outro impacto deste movimento é o crescimento, no mundo e no Brasil, da procura por escritórios compartilhados. Estima-se que haja hoje em torno de 380 ambientes desta natureza no país oferendo facilidade, design, funcionalidade e a oportunidade de fazer parte de uma comunidade.
O aumento do empreendedorismo, o movimento dos makers, a opção da construção de uma carreira múltipla são exemplos de outras possibilidades que se abriram com a ajuda da tecnologia que aos poucos vai permitindo mais e mais pessoas a descobrirem um trabalho mais criativo, humano, produtivo e com mais significado.
Um caminho para se juntar aos que preferem abraçar oportunidades está no desenvolvimento de habilidades essenciais que segundo o especialista americano em educação Tony Wagner são: análise crítica e solução de problemas; colaboração em rede e liderança influente; agilidade e adaptabilidade; iniciativa e empreendedorismo; comunicação oral e escrita eficaz; e curiosidade e imaginação.
Enquanto você encontra seu ritmo para caminhar na direção deste novo e admirável mundo do trabalho, lembre-se que ele vai envolver cada vez mais escolhas e, portanto, é um convite ao pleno exercício do protagonismo.
Qual é a sua escolha?
Pintor na Cadeg
6 aGostei muito de ler essa matéria, aliás muito bem enbasata com bastante referência e conteúdo coeso"temos que aproveitar as oportunidades que o momento nós oferece"...
Planejamento Estratégico| Sustentabilidade| Strategic Planning| Strategic Management Executive| Sustainability
6 aExcelente reflexão... na verdade precisamos enxergar, dentro do nevoeiro, as oportunidades... Não é fácil, mas tem que ser feito.
Parabéns pelo texto Claudia Klein! Bela reflexão , muito em linha com meu momento atual.
Contabilidade
6 aExcelente Reflexão. Para meditar e reafirmar conceitos.
Gestão de Pessoas | Cultura | Transformação Organizacional | Desenvolvimento de Pessoas | Aprendizagem
6 aExcelente reflexão!!