O poder da transformação humana

O poder da transformação humana

Esse artigo não é um spoiler do filme 'A Forja', em cartaz nos cinemas de vários países do mundo, inclusive do Brasil, mas sim uma reflexão a partir do impacto que esse filme gerou em minha mente. Diante de tanto lixo e conteúdos vazios produzidos nas mídias sociais, esse filme traz uma mensagem simples e, ao mesmo tempo, impactante sobre o poder da oração e da confiança no processo de mudança e transformação das pessoas.

Muitas pessoas, ao longo da vida, certamente sentiram-se desorientadas e sem uma direção clara por onde seguir. Como consequência, acabaram enveredando por caminhos ruins que, mais tarde, levaram ao arrependimento e sem tempo, saúde e disposição para darem a volta por cima.

O efeito gerado pela combinação desses 3 fatores (desejo ardente de mudança, mentoria e oração) tem um potencial avassaladoramente positivo na transformação da vida de um ser humano. Vamos a cada um deles:

  • Desejo ardente de mudança: Tudo começa no interior, no âmago de cada um. É lá de dentro que vem a vontade de fazer diferente, de trilhar um novo rumo, de promover uma mudança duradoura em nossas vidas. Esse desejo pode potencializar o foco e a energia necessária para dar um primeiro passo. No entanto, sozinho, pode não ser suficiente. É aí que entra o segundo fator.
  • Mentoria: É absolutamente mágico ter a possibilidade de contar com alguém que já passou pelo que estamos passando, que já viveu os desafios e agruras que vivemos e que conseguiu sair do outro lado com sucesso. No jargão dos negocios, essa figura é chamada de 'mentor', um indivíduo experiente que guia, que aconselha e que orienta a pessoa, chamada então de 'mentorada'. Nenhum de nós, como seres humanos, temos a verdade absoluta, somos apenas um conjunto de experiências que nos trouxeram até aqui. Por essa e outras razões, ter um mentor (ou vários mentores) ao longo da vida, é fundamental para balizar o caminho que estamos trilhando nessa existência. Mais que isso, o mentor é aquele que nos faz sentir confiante, que acredita na gente e que nos deixa com a vontade de dar os próximos passos com as próprias pernas. Porém, uma vez mais, é importante ressaltar, somos apenas seres humanos, não temos a verdade absoluta, somos passíveis de maus julgamentos e más decisões. É aí que entra o terceiro fator, o poder da oração.
  • O poder da oração e do perdão: Importante ressaltar que o sentido de 'orar' colocado aqui não tem qualquer conexão com nenhuma religião. Está tão somente centrado na ideia de dirigir nossos pensamentos a um ser maior, responsável por nossa existência. Esses pensamentos nos ajudam a guiar nossa direção e nossas ações para o caminho do bem e da transformação como ser humano. Esse processo de transformação também envolve o poder de genuinamente perdoar aqueles que nos fizeram algum mal no passado e liberar essa carga negativa existente dentro de nós.

Enfim, no fim do dia, todos nós temos acesso ao poder da transformação pessoal. Basta colocar em ação o que, em muitos casos, só fica no pensamento.

Como está escrito no versículo 6, do capítulo 6, do evangelho de Mateus: "Mas tu, quando orares, entra no teu quarto, e fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente".

Desejo a cada um dos que leram esse texto que esse processo de transformação pessoal possa fazer parte da vida de vocês, inundando o caminho com bons mentores, com conquistas, realizações, boas ações, assim como o desejo de fazer o bem e de transformar a vida do próximo.

Abraços,

Marcelo Fernandes


Prof. Dr. Marcos Santos

Professor in Systems and Computing at IME; Post-Doctorate in Space Sciences and Technologies at ITA; PhD in Operational Research at UFF; SOBRAPO Board of Directors (2019 - 2021), Reseacher h-34 Scopus Database

2 m

Sensacional Marcelo Fernandes (Guri) me identifique bastante com as suas palavras. Eu acredito que tudo começa na nossa cabeça, o crer e o realizar. Desejo que você tenha um caminho cada vez mais iluminado. 🙏

Que reflexão maravilhosa e verdadeira! Não assisti ao filme, mas com certeza essa foi a melhor "propaganda" que eu poderia receber sobre ele.

Lucia Oliveira

COO - Chief Operating Office

2 m

Já quero assistir!!!!👏🏻👏🏻👏🏻

Osmir Nunes Janjacomo

Tech Ops Crew Chief - American Airlines

2 m

Perfeito Marcelo. Excelente reflexão!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos