O poder das conversas desconfortáveis; Barbie; dicas para sermos melhores e mais...

O poder das conversas desconfortáveis; Barbie; dicas para sermos melhores e mais...

O lado poderoso das conversas difíceis

Existem conversas que nem sempre queremos ter, mas que são necessárias e sabemos disso. Você já passou pela situação de ter que oferecer um feedback construtivo ou discutir um projeto e os resultados ficaram longe do esperado?

 Quase todo mundo já passou por isso e mesmo sendo situações desafiadoras, encará-las é fundamental para nosso crescimento e para desenvolver relacionamentos poderosos, inclusive impulsionando nossa carreira.

Simon Sinek, escritor e palestrante conhecido por seus livros de grande prestígio afirma que empatia e o respeito mútuo são fundamentais para que essas conversas sejam feitas com maestria. Uma abordagem sensível tem o poder de transformar momentos complicados em oportunidades para crescimento mútuo.

Iniciar essa conversa pode ser bastante desconfortável, mas a abordagem faz toda a diferença.


Dica: comece reconhecendo a natureza delicada do assunto, por exemplo, "preciso ter uma conversa desconfortável com você". Isso prepara mentalmente ambos para um espaço de troca mais aberta e produtiva.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Imagem: Giphy

Conversas desconfortáveis vão acontecer tanto na vida profissional, quanto pessoal, por isso, conseguir estabelecer conexões autênticas em todas as esferas da vida é um trunfo. Separamos 3 pontos positivos desses momentos:


  • Saber conduzir: conversas desconfortáveis têm o poder de melhorar relações. Ao abordar assuntos delicados com sinceridade e respeito em um ambiente de confiança e empatia, mal-entendidos são resolvidos, ultrapassando desafios e criando mais conexão com pessoas importantes.
  • Crescimento profissional e pessoal: conversas desconfortáveis no ambiente de trabalho podem te tornar um líder mais efetivo, com capacidade para resolução de conflitos e direcionamento da equipe de forma positiva. Essa abordagem na vida pessoal permite o desenvolvimento de maior maturidade emocional e autenticidade.
  • Conexão: conversas desconfortáveis requerem autenticidade e transparência, mostrando que você é genuíno e disposto a enfrentar essas situações, atraindo confiança e fortalecendo a conexão.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Imagem: Giphy

Nem sempre as conversas difíceis serão perfeitas e está tudo bem! O importante é ir aprendendo com as situações e desenvolvendo abordagens mais habilidosas e efetivas. O importante é sempre focar no crescimento.


Hey, Barbie!

Não se fala em outra coisa além do lançamento do filme da Barbie! Redes sociais inundadas com ações de marcas, avatares, fotos de Margot Robbie e do elenco nas divulgações. O mundo ficou cor-de-rosa!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Imagem: Giphy

O fenômeno é real e a Barbie segue atravessando gerações e encantando adultos e crianças. Além disso, ela é um case bilionário com um império que vai muito além da simples boneca, sendo exemplo do poder da evolução de marca e de adaptação. O filme dirigido por Greta Gerwig é a cereja do bolo de uma marca mundialmente reconhecida e que atinge novos patamares, capitalizando os fãs com mais de 100 colaborações e parcerias, provando que sua influência vai além do universo dos brinquedos.


A história por trás da marca

Criada pela Mattel, a boneca encontrou formas de seguir se reinventando e permanecendo relevante e atraente ao longo do tempo. Prestes a completar 65 anos, ela não mostra sinais de desaceleração. Em 2021, a Barbie bateu o recorde de US$ 1,7 bilhão em vendas anuais, sendo nomeada o brinquedo número 1 do mundo. Isso é resultado do trabalho incansável da equipe por trás da marca e de sua capacidade de se adaptar aos novos rumos sociais e de seus consumidores.

Desde sua fundação em 1945 por Ruth Handler, Mattel e Barbie passaram por altos e baixos. Ruth, liderava a empresa e mostrou que mulheres podem empreender e serem gestoras em uma época em que essas posições eram ainda mais dominadas por homens. Com o passar dos anos, Barbie foi se transformando para manter-se relevante, enfrentou desafios e críticas sobre seu padrão de beleza e representatividade. Mesmo assim, seguiu crescendo e prosperando.

Em 2000, ela veio para a era digital, expandindo sua presença no entretenimento com filmes e seu próprio site. Já em 2010, veio um período complicado com baixa nas vendas e questionamentos sobre sua imagem. A Mattel decidiu reformular a marca, da identidade gráfica até a inclusão de bonecas com diferentes tons de pele e corpos mais realistas. Esse passo mostrou a disposição da marca para se adequar à cultura e expectativas do público atual.

Agora, o filme de Greta Gerwig chega como mais um passo desse momento de evolução e empoderamento com um forte protagonismo feminino, mostrando que vai muito além de ser uma simples boneca. A personagem controla sua própria narrativa, se aproximando do público que busca histórias fortes lideradas por mulheres.

 Barbie é sinônimo de que é possível ir além dos brinquedos, firmando parcerias com marcas e artistas de diversas áreas, como moda, música e entretenimento. Isso foi essencial para a expansão de seu império, ajudando a atrair novos públicos e aumentar sua visibilidade em diferentes setores.

Com o lançamento do filme e as experiências associadas a ele fica ainda mais evidente que seu sucesso e relevância seguem sólidos. A história da Barbie é uma lição da capacidade de reinvenção, representatividade e adaptabilidade para a construção de uma marca em império multibilionário.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Imagem: Giphy

Quem vai assistir Barbie nos cinemas?


O amanhã

Quem nunca sentiu medo ou receio ao pensar sobre o futuro? E se falarmos que pode existir um segredo escondido na forma como percebemos nosso eu do amanhã? O psicólogo Hal Hershfield conta que é possível treinar nossa mente para aprimorar o eu futuro. Em seu novo livro, "Your Future Self: How to Make Tomorrow Better Today", ele fala sobre o misterioso universo da mente humana e como podemos treinar nosso cérebro para melhorar quem seremos, começando pelo presente. Ou seja, compreendendo que nossas escolhas e ações de hoje impactam diretamente em nossa qualidade de vida futura.


Separamos 5 insights que o autor apresenta em seu livro para todo mundo poder começar agora!

  • Relação com nosso eu futuro: Estudos conduzidos por ele e outros pesquisadores revelam que costumamos pensar em nosso eu futuro como se fosse outra pessoa, tendo a percepção de que o futuro é algo distante e desconectado. Entender essa dinâmica ajuda a tomar decisões mais conscientes e benéficas para o que ainda está por vir.
  • Conexão com nosso eu futuro: Precisamos nos conectar com nosso eu futuro com proximidade e semelhança, assim ficamos mais dispostos a agir em seu benefício. Como em nossas relações pessoais, a maneira como cuidamos dele influencia nas decisões de longo prazo. Caso contrário, não iremos considerá-lo.
  • Proximidade com nosso eu futuro: Uma maneira de fortalecer a conexão com nosso eu futuro é torná-lo vívido em nossa mente. Hershfield sugere escrever cartas para ele e, também, a partir dele. Isso pode ajudar a criar uma visão mais clara de futuro e diminuir a ansiedade sobre o desconhecido. Ouvir experiências como a de Anne Napolitano, que escreveu cartas para si ao longo dos anos, pode ajudar!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Imagem: Giphy

  • Comprometa-se para seguir o caminho certo: Compromissos inteligentes agora ajudam nos desafios futuros. Como? Por exemplo, o caso do empreendedor Dave Krippendorff, criador de um dispositivo para trancar lanches que poderiam atrapalhar sua alimentação saudável. Isso mostra como é possível impor restrições ao nosso comportamento futuro para alcançar nossos objetivos de longo prazo.
  • Facilitando os sacrifícios agora: Tomadas de decisão que envolvam sacrifícios no presente pensando benefícios futuros, podem ser tornadas mais fáceis. Segundo pesquisas, a maneira como as apresentamos pode influenciar na disposição das pessoas em fazer sacrifícios. Destacar os benefícios de curto prazo ajuda a tornar as escolhas mais fáceis de serem feitas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Imagem: Giphy

Já pensou em começar agora a mudar seu futuro? 


Doce jornada

Caroneiras, um mês exatos para vocês conhecerem a Mabel. Sim, eu sei, estou monotemática nas newsletters, mas quando um grande sonho se realiza não podemos fingir costume, né? É necessário comemorar e divulgar o máximo que pudermos!

 A Mabel é um mix de vida louca com girlboss. Ela quer ser livre para dormir com quem quiser, é muito bem resolvida em relação a isso, e em paralelo precisa encontrar um emprego urgente para pagar suas contas. Afinal, ela gosta do que é bom e caro…

 O Doce jornada é um livro que te leva para uma viagem cheia de altos e baixos, mas muito real do que acontece na vida de uma mulher de 30 anos. Dilemas de carreira, de amor próprio e de futuro sendo contemplados.

 Ficou curiosa? Já compra o seu aqui para ler o quanto antes!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Mala de viagem

Nossa mala de viagem dessa semana está recheada de dicas incríveis! Como sempre falamos no podcast, queremos que a mala de viagem de vocês esteja repleta de itens que merecem ser lembrados e compartilhados. Por aqui, sempre daremos dicas de filmes, livros, documentários e muito mais!


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Livro: A pessoa certa - Virgínia Rodrigues

Quem ama astrologia PRECISA ler esse livro! Sabe quando nenhum relacionamento amoroso está indo para frente e você se pergunta o que acontece? Pode ser que a solução esteja nos astros! No livro, Virgínia ensina de forma muito didática como nós mesmos podemos ter controle do que acontece e como nossas "configurações" astrais carregam uma identidade que define como vamos viver. Cada área de nossas vidas recebe influências e, quando sabemos disso, tudo muda! Chegou a hora de entender como a astrologia pode abrir as portas do seu coração e da sua vida, mesmo quando nada parece estar dando certo. Identificando todas as características que você considera essencial em alguém quando estiver à procura de um relacionamento, encontrando, finalmente, a sua pessoa certa! Vem conhecer a pessoa certa, aqui.


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Livro: O livro do desassossego - Fernando Pessoa

Um clássico que tem admiradores de todas as idades! Fernando Pessoa reuniu nesta obra fragmentos que representam diversos sentimentos, como inquietude, dúvida junto com sua visão de mundo e amplo conhecimento de mundo. Com palavras e pensamentos profundos, ele assina sob um de seus heterônimos de Bernardo Soares, como se fosse seu diário revelando seus mais íntimos pensamentos e impressões do autor.

Uma obra lindo e impactante. Aqui.


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Filme: Um amor para recordar

Um romance que marcou a adolescência e fase adulta de muitas pessoas! Inspirado no livro de mesmo nome do autor Nicholas Sparks, o filme narra o encontro de um jovem delinquente do ensino médio com a filha de um pastor e, contra todas as possibilidades, ele vê sua vida transformada por ela. Suas diferenças os une e juntos enfrentam muitas questões. O enredo é delicado e sensível, mostrando que mesmo o mais improvável pode acontecer com que se entrega para as mudanças. Aqui.


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Filme: Titanic

Um clássico que segue marcando gerações! A história de Jack Rose, que se apaixonam no navio e precisam lutar para ficarem juntos. Ela, uma moça de família rica e ele, um rapaz de classe baixa sem expectativas de futuro. Juntos, vão construindo sua história de amor e lutando contra a família de Rose que tenta impedir o romance. Jack ensina sobre a vida para ela e ela ensina sobre amor para ele.

Um filme que sempre vale a pena ser assistido! Aqui.


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

TED: Lúcia Helena Galvão

A professora de filosofia Lúcia Helena Galvão é integrante da organização Nova Acrópole no Brasil, onde atua há mais de 30 anos. Em seu TED, ela fala simbolicamente como todos podem ter o ato de ser filósofos, sobre a escassez humana e como devemos olhar para cima para não ser algo paliativo. Uma visão de mundo completa em poucos minutos! Vale assistir! Aqui.


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

TED: O poder da vulnerabilidade - Brene Brown

Brené estuda há anos sobre vulnerabilidade e ela é aplicada e importante em nossas vidas, principalmente se tomamos controle e assumimos que, sim, nós somos vulneráveis. Nesse TED Talk ela fala sobre conexão, empatia, amar e pertencimento. Sua palestra mistura humor com doses de emoção e ela compartilha pontos importantes de sua vasta pesquisa e como podemos nos conhecer melhor e aos outros.

Já pensou sobre suas vulnerabilidades?


De Carona Na Carreira

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

No episódio dessa semana, Thaís entrevista a advogada e astróloga Virginia Rodrigues, que se formou na Fundação Getúlio Vargas, uma das melhores faculdades de direito do país, e começou a estudar astrologia por hobbie, logo após um pé na bunda.

Começou a atender amigos do escritório, até que uma amiga chamada Gabriela Prioli pediu para ela analisar o mapa de uma amiga que não queria se identificar. Ela fez todo o mapa, mandou as informações e a tal amiga amou. Quem era? A Anitta! E então, ela se tornou cliente frequente da Virginia, até que um dia a divulgou nas redes sociais e, do dia para a noite, ela se tornou uma das astrólogas mais conhecidas do Brasil.

 Vambora entender esse case de sucesso?


Um beijo,

Thaís Roque e equipe


QUER SEGUIR A GENTE NO INSTA?

 @thaisroque | @jnfonseca | @annelizepires | @thaiscamposf

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos