O poder das conversas
Queridos leitores, tenho percebido a dificuldade que o ser humano tem enfrentado em se comunicar, mesmo com tantos meios disponíveis. Será a virtualização das relações? Talvez a falta de tempo? O estresse diário? Todas as alternativas?!
Nesta edição da Revista Perfil, aproveito meu conhecimento em Coach Ontológico para deixar algumas dicas sobre O PODER DAS CONVERSAS. Aproveitem!
O avanço da tecnologia nos possibilita o acesso a uma imensa gama de veículos de comunicação, o que tornou o mundo plano, praticamente sem fronteiras. Podemos nos comunicar a um custo baixo, vender nossas ideias, produtos, serviços, fazer negócios e network com todo o planeta. As ferramentas de comunicação vieram para facilitar e aproximar pessoas. Mas será que nos aproximamos ou muitas vezes nos desconectamos?
As conversações seguem sendo nossa principal forma de comunicação, tanto nas relações pessoais como nas profissionais. Contudo nem sempre são fluídas e positivas, algumas vezes gerando atritos e estresse.
Muitas empresas enfrentam problemas sérios na gestão, por conta de uma comunicação ineficiente. A utilização do Coach Ontológico pode contribuir muito para o aprimoramento da comunicação, das relações interpessoais e dos negócios. Vamos testar?
Você sabe pedir?
Quando você solicita algo, as pessoas costumam fazer a entrega completa, no tempo certo e da forma adequada? Se a resposta for eventualmente ou nunca, aconselho você a ler este texto até o final!
Vou ensinar uma técnica simples que irá contribuir muito com a sua comunicação e pode ser aplicada na empresa onde você atua e em sua vida pessoal.
Como fazer uma solicitação e ter êxito na comunicação:
Defina de forma clara e detalhada o que você necessita, para quando necessita e em que formato. Exemplo: Solicite a um colaborador para organizar um café da manhã para um grupo de clientes.
- Deixe claro qual será o local, horário, duração do evento e número de participantes.
- Defina o que você gostaria neste cardápio e o que não pode ter ou acontecer.
- Estabeleça o valor máximo a ser investido.
- Esclareça qual o objetivo do evento e se você quer sugestões ou não.
Dê o máximo de informações possível e ainda pergunte se ficou claro, se existem dúvidas e se a outra parte tem condições de cumprir o solicitado.
Lembre-se: todo pedido requer um acordo entre as duas partes. Se você pedir algo que a outra parte não tenha condições de atender, provavelmente terá problemas.
Parece simples, básico e óbvio, contudo, grande parte das pessoas tem dificuldade em fazer seus pedidos e serem atendidas. E como resultado de uma comunicação deficiente, perdem horas em reuniões de alinhamento, discussões, estresse e muito mais.
Faça um teste durante uma semana, melhore suas solicitações e verifique se o ruído na comunicação irá desaparecer. A tendência é uma melhora incrível nas suas relações interpessoais e nos seus resultados.
Construa relações colaborativas, mantenha diálogos positivos e sorria sempre!
Colunista: Madeleine Schein é empresária, palestrante, coach, consultora especializada Inteligência Competitiva, Mestre em Administração e Negócios (PUC), possui MBA em Marketing (ESPM) e em Comércio Exterior (UCB).
Saiba mais... Schein Gestão Empresarial
Finanças | Operações | Risco | Processos | Projetos | Planejamento
6 aParabéns pelo artigo! Realmente, em algumas ocasiões (conveniência ou não) é evidente que as pessoas não estão se comunicando, ou seja, o receptor não faz questão de entender o comunicador, e, tão pouco, a mensagem que esta sendo emitida. Creio que estamos vivendo uma "Babilônia Moderna".
Professora de Logística/Doutora em Educação
8 aParabéns! Madeleine Schein! Artigo simples e objetivo como uma boa conversa que previne muitos problemas!