O poder de resultados de uma equipe ágil, adaptável e com autonomia.
Hoje eu estava finalizando esse slide (abaixo) para uma apresentação e me dei conta de como nos acostumamos com os números do Esporte Interativo aqui no Brasil e como eles são assustadores.
Não a toa, mesmo fazendo conteúdo somente em português, brigamos cabeça a cabeça com o Bleacher Reporte pela liderança global em engajamento em Esportes. Mais de 100MM de pessoas alcançadas, mais de 200MM de interações com nosso público, recordes e recordes de audiência em todas plataformas, como a maior marca da história da PayTv no Brasil na final da Champions ou o recorde mundial histórico em uma transmissão esportiva no mesmo dia. E o grande segredo, está simplesmente na equipe que montamos ao longo do tempo. Uma equipe que se adapta em tempo real às mudanças de comportamento de consumo dos fãs, que se adapta às diferentes plataformas, às diferentes reações que o esporte provoca em cada tipo de fã e como ele reage a isso de forma diferente dependendo de onde e como ele quer consumir esse conteúdo.
No entanto, isso só se faz com um senso muito claro de autonomia, de liberdade e claro tendo gente que, acima de tudo, sabe de sua responsabilidade e sabe que precisa agir e reagir como se fosse "dono" e "chefe supremo" de tudo que está fazendo. Hoje nem dá mais tempo de terceirizar a culpa e de se vitimizar (não que não faltem motivos). Tem que ir lá, matar no peito e fazer. E depois colher os frutos sucesso ou, mais importante ainda aprender com as lições do fracasso. Assim é o nosso time e assim eu acredito que devemos seguir formando nossas equipes. Dá muito mais trabalho pra formar gente assim, mas depois dá muito mais resultado... e muito menos dor de cabeça (ao menos para quem acredita, como eu, na capacidade de decisão e auto gestão de sua equipe)
Aplicar o micro gerenciamento e controle sufocante em cima da sua equipe, muita vez traz a desculpa que a equipe é junior, ou tem pouco capacidade... mas no fundo isso fala muito mais sobre você. Ainda que existam áreas e funções que precisem de um acompanhamento mais próximo, essa tendência de autonomia, liberdade e responsabilidade não tem volta. Ainda mais com as novas gerações.
Acreditar que sua equipe tem gente preguiçosa, que não são capazes, que sempre vão dar "migué", também diz muito mais sobre a forma que você busca e forma sua equipe, do que um comportamento humano onde todos trabalhadores são medíocres. Tem muita gente boa esperando pra ter essa oportunidade de ser formada para ser responsável e competente. Cada vez mais se vê que a felicidade esta relacionada com motivação e a realização pessoal de coisas que tenham propósito para cada um.
E que você possa gastar seu tempo, sendo inspirador tendo pensamentos estratégicos de médio e longo prazo. Além de resolver as buchas que vão aparecer... e elas aparecem o tempo todo.
E você, se sente como com sua empresa e com sua equipe ou seu chefe?
EVP, Global Business @ Minute Media - Sports Illustrated, The Players’ Tribune, 90min, FanSided
4 a#EIparasempre 👊🏽
Conteúdo na LiveMode
4 aOlha ele dando aula pra gente!!!
Comunicação, Jornalismo, Escrita, Criatividade & Cultura
4 aÉ isso! Parabéns Fábio Machado de Medeiros e essa baita equipe!
ótima reflexão! Este do EI é muito foda e inspirador
Agile Project Manager | Agile Master | Agile Coach
4 aPensamento LEAN ... Agir rapidamente, envolvendo e motivando o time e gerando sempre valor para o cliente.