O poder do buzz marketing: O burburinho é um forte aliado na divulgação de ações das marcas

O poder do buzz marketing: O burburinho é um forte aliado na divulgação de ações das marcas

O boca a boca pode ser considerado uma das formas mais antigas de divulgação. Afinal, nos primórdios da humanidade era dessa forma que se conseguia alimento ou saber onde tinha perigo. É possível que seja daí, o nosso hábito de estar sempre indicando e recomendando quando temos uma boa experiência, seja em um local ou com um produto/serviço. A expressão “buzz marketing” vem justamente da propaganda boca a boca, ou seja, aquela que é espontânea e parte do próprio público. 

Essa estratégia é indicada quando uma empresa vai lançar um produto ou um evento e deseja gerar expectativa no público. Para isso, são feitas ações estratégicas que provocam essa reação de despertar curiosidade e instigar as pessoas a comentarem o que a marca está preparando. No meio digital, esse burburinho tem o poder de alcançar um público bem maior e causar reações instantâneas, como o aumento da procura de produtos e menções a marca nas redes sociais. 

Diferente do Marketing Viral, que tem o intuito de alcançar o maior número de pessoas, sem necessariamente ter um planejamento e uma ação específica, o Buzz é feito para atingir o seu público-alvo, com estratégias muito bem traçadas e com produções que são divulgadas dentro ou fora do ambiente digital. Podem ser vídeos, fotos, posts, outdoors ou um simples texto em uma rede como o Twitter. 

Recentemente, um case de buzz marketing que chamou a atenção do público nas redes sociais foi um comentário do DJ Alok em uma foto da influenciadora virtual da Magazine Luiza, a Magalu, no Instagram. Na mensagem ele pedia para ela olhar a sua caixa de mensagens. O efeito do buzz foi imediato! O público ficou curioso para saber o que eles dois estariam preparando. O resultado final foi um clipe do músico com a participação da influenciadora. Um outro case de sucesso foi o clipe da música Eduardo e Mônica, produzido pela Vivo em 2011 para uma campanha do Dia dos Namorados. O vídeo teve milhões de acessos e causou muito burburinho na época. 

O poder do buzz está na facilidade de conexão e comunicação com o público para dar mais visibilidade à marca, como nos dois exemplos acima. As formas de gerar burburinho foram diferentes, mas eficientes. O que elas têm em comum é que ambas conseguiram se conectar e se comunicar com o seu público no digital. Para conseguir resultados como esse, as empresas precisam da ajuda de profissionais com essa expertise. No site da Engajatech você entra em contato com o nosso time para marcar uma conversa!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos